
Quando nós compramos o primeiro computador e conseguimos passar um e.mail para o escritório da Luaka Bop em New York eles fizeram um grande festejo: vivas e contravivas!, vocês acabam de entrar na Idade Moderna.
Mas em 1936 a Internet em Irará era também muito moderna, em relação àquele mundo: Cândido, que ficou conhecido como Cândido Correio, viajava as 6 léguas até Água Fria (48 quilômetros), esperava o trem noturno de Juazeiro, que passava lá pelas 11 da noite, pegava 2 fardos de cartas e no outro dia de manhã estava em Irará. Quem distribuía as cartas era o próprio funcionário do Correio, que dava um passeio pelas lojas, bares e vendas – ao todo, 6 ou 7 – entregando a correspondência. Cartas acabavam sendo devolvidas, alguns destinatários não eram encontrados.
Aqui em São Paulo, décadas depois, havia um curioso Correio da Estação do Brás, uma Internet bem simpática. Quando o sertanejo ia para o Nordeste, ficava 2 ou 3 semanas antes pelo Brás, onde era o ponto de saída. Ficava vendo os ônibus partirem. Muita gente andava por ali só pra ouvir o sotaque. E algum viajante se oferecia: “Olha, eu moro em tal lugar. Posso levar uma carta, um bilhete, desde que seu parente não more muito longe.” Fiz uma canção para essa Internet, chamada, justamente, “Correio da Estação do Brás”.
O fax teve uma vida bem curta nessa função. E o primeiro computador que a gente comprou, na Rua 37 West, em New York, ainda não tinha desktop.
Agora eu tenho saite, tuíter, feicebuqui, instagram, blog. E é disso que falaremos no show.
Fui.
Dia 22 de abril - 21h
Centro Cultural São Paulo
Confira a PROGRAMAÇÃO COMPLETA da #ArenaNETmundial ParticipaBR
Foto: Tamires Kopp/MDA













44 comentários
Enviar um comentárioGrande Tom
Shipping Clerk
Por favor digite as duas palavras abaixo