Caderno Final de Propostas da COMIGRAR

24 de Junho de 2014, por Jana Petaccia de Macedo

Apresentamos o Caderno Final de Proposas da COMIGRAR, elaborado a partir dos debates das mais de 5 mil pessoas que integraram o processo participativo da 1 COMIGRAR, em mais de 200 conferências preparatórias e 10 grupos de trabalho durante a Etapa Nacional. As recomendações apresentadas neste Caderno estão oficialmente entregues ao Governo Federal, contendo propostas tanto operacionais como estratégicas para integrar o tema das migrações e refúgio e da proteção dos direitos das populações migrantes nas políticas públicas brasileiras.



“Comigrar deixa legado de mobilização e sensibilização”, diz secretário Paulo Abrão

3 de Junho de 2014, por Sady Fauth

A 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio (Comigrar) terminou neste domingo (1º) com um balanço positivo. Participaram 556 delegados de 30 nacionalidades e 21 estados brasileiros. Foram 202 conferências regionais preparatórias, que contaram com a participação de entidades e movimentos sociais (45%), comunidade acadêmica (16%), brasileiros no exterior (13%), governo (11%), estrangeiros no Brasil (5%) e outros (10%). Mais de 2,8 mil propostas foram elaboradas  pelos 5,3 mil participantes no total.



Plano para migrantes é anunciado durante abertura da Comigrar

2 de Junho de 2014, por Sady Fauth

O Ministério da Justiça, a prefeitura de São Paulo e o governo de São Paulo assinaram, nesta sexta-feira (30), um termo de compromisso para promover a integração de migrantes no Brasil. Um plano, voltado sobretudo para a questão dos migrantes haitianos, foi divulgado durante a abertura da 1a Conferência Nacional sobre Migração e Refúgio (Comigrar), organizada pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do Ministério da Justiça. A ação foi construída em conjunto com o governo do Acre.



Abertura da Comigrar será transmitida ao vivo

30 de Maio de 2014, por Sady Fauth

Nesta sexta-feira (30), será transmitida ao vivo a abertura da 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio. A cerimônia pode ser acompanhada por meio do link http://conteudo.ebcservicos.com.br/streaming/nbr, a partir das 18h. A etapa nacional da Conferência ocorrerá em São Paulo, até o dia 1º de junho.



Etapa final da conferência sobre Migrações e Refúgio compilará propostas para políticas voltadas à questão migratória no Brasil

29 de Maio de 2014, por Sady Fauth

Nos próximos dias 30, 31 de maio e 1º de junho, ocorrerá, em São Paulo, a etapa final da 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio. Na ocasião, migrantes, acadêmicos, representantes de organismos públicos, internacionais e da sociedade civil irão se reunir para discutir as propostas do debate público sobre a realidade migratória no país. Participarão do evento mais de 800 pessoas, entre delegados - escolhidos durante a etapa preparatória – e convidados ligados à temática. Ao final do encontro, as sugestões serão compiladas em um documento único entregue nas mãos do governo brasileiro, com o objetivo de subsidiar políticas públicas voltadas para a temática migratória.