Quantas pessoas a Terra pode sustentar?

29 de Setembro de 2014, por Augusto Santos
A humanidade levou milênios para experimentar o crescimento populacional observado em nossa geração... será que isso é por acaso?
De acordo com as estimativas mais recentes dos historiadores, em 1677, havia apenas cerca de meio bilhão de seres humanos no mundo. Após crescer bem devagar durante milênios, esse número estava começando a ganhar impulso. 
 
Um século e meio depois, quando outro cientista comunicou a descoberta dos óvulos humanos, a população mundial tinha dobrado e ultrapassado a marca de ... 


Caderno Final de Propostas da COMIGRAR

24 de Junho de 2014, por Jana Petaccia de Macedo

Apresentamos o Caderno Final de Proposas da COMIGRAR, elaborado a partir dos debates das mais de 5 mil pessoas que integraram o processo participativo da 1 COMIGRAR, em mais de 200 conferências preparatórias e 10 grupos de trabalho durante a Etapa Nacional. As recomendações apresentadas neste Caderno estão oficialmente entregues ao Governo Federal, contendo propostas tanto operacionais como estratégicas para integrar o tema das migrações e refúgio e da proteção dos direitos das populações migrantes nas políticas públicas brasileiras.



“Comigrar deixa legado de mobilização e sensibilização”, diz secretário Paulo Abrão

3 de Junho de 2014, por Sady Fauth

A 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio (Comigrar) terminou neste domingo (1º) com um balanço positivo. Participaram 556 delegados de 30 nacionalidades e 21 estados brasileiros. Foram 202 conferências regionais preparatórias, que contaram com a participação de entidades e movimentos sociais (45%), comunidade acadêmica (16%), brasileiros no exterior (13%), governo (11%), estrangeiros no Brasil (5%) e outros (10%). Mais de 2,8 mil propostas foram elaboradas  pelos 5,3 mil participantes no total.



Plano para migrantes é anunciado durante abertura da Comigrar

2 de Junho de 2014, por Sady Fauth

O Ministério da Justiça, a prefeitura de São Paulo e o governo de São Paulo assinaram, nesta sexta-feira (30), um termo de compromisso para promover a integração de migrantes no Brasil. Um plano, voltado sobretudo para a questão dos migrantes haitianos, foi divulgado durante a abertura da 1a Conferência Nacional sobre Migração e Refúgio (Comigrar), organizada pela Secretaria Nacional de Justiça (SNJ) do Ministério da Justiça. A ação foi construída em conjunto com o governo do Acre.



Abertura da Comigrar será transmitida ao vivo

30 de Maio de 2014, por Sady Fauth

Nesta sexta-feira (30), será transmitida ao vivo a abertura da 1ª Conferência Nacional sobre Migrações e Refúgio. A cerimônia pode ser acompanhada por meio do link http://conteudo.ebcservicos.com.br/streaming/nbr, a partir das 18h. A etapa nacional da Conferência ocorrerá em São Paulo, até o dia 1º de junho.