Ir para o conteúdo
ou

gamificacao

- -

AJUDA

Política Nacional de Participação Social

#participabr





 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Vencedores da consulta sobre Gamificação.

10 de Março de 2015, 0:00 , por Ronald Emerson Scherolt da Costa - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 20 vezes
Medals2

Entre os dias 3 e 28 de fevereiro a Secretaria-Geral da presidência (SG-PR), realizou um concurso de ideias sobre Gamificação. Os interessados responderam à pergunta “Como gamificar a participação social pela Internet?”. Também foi possível enviar sugestões via twitter utilizando a hashtag #ParticipaBR. A proposta inicial da consulta foi permitir a coleta de propostas onde qualquer cidadão pode ajudar a explorar a temática dos jogos digitais (gamification / gamificação) na participação social online.

Para promover o engajamento do cidadão na consulta foi utilizada, como fator de motivação, a proposta de que os autores das três ideias mais votadas participarão da próxima etapa de desenvolvimento do Participa.br, em Brasília, durante o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (Flisol), no dia 25 de abril. O evento é um festival anual de instalação de software livre, gratuito e aberto a toda a comunidade, realizado desde 2005 em diversos países da América Latina, inclusive no Brasil. O Flisol tem o propósito de promover o uso de softwares livres e a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os países da América Latina. Trata-se de um evento baseado puramente na participação social. Os autores das três sugestões priorizadas pela votação poderão participar do Flisol, em Brasília, e, ainda, acompanhar a próxima etapa de desenvovimento da Plataforma Federal de Participação Social, realizada durante o evento, o que permitirá a participação social efetiva também na construção da própria plataforma. A edição de 2015 do FLISOL-DF será realizado na Faculdade Anhanguera (FACNET) no Taguatinga Shopping. A Coordenação do evento disponibilizará para a SG/PR uma sala dentro da programação do evento onde serão realizadas as atividades da oficina. Também realizará a divulgação e a mobilização de público para participar da oficina. Para a realização da atividade a SG/PR irá convidar palestrantes especializados em Gamificação, desenvolvedores Noosfero e atores vinculados ao processo de desenvolvimento da Plataforma Participa.BR.

A consulta foi realizada na própria plataforma de participação social (participa.br) e empregou a ferramenta de priorização de ideias (pairwise) onde as pessoas podem responder a pergunta escolhendo a resposta com que mais se identifica (Figura 1), em um processo de votação aos pares. O processo permite que o cidadão vote quantas vezes desejar, sem permitir que direcione os votos sempre para a mesma resposta, pois o sistema sempre apresenta duas respostas possíveis para a pergunta de forma aleatória e equitativa. Assim, basta clicar na questão um par de propostas estará disponível para escolha.

 

Não satisfeito com uma das duas respostas apresentadas para a votação, o participante também pode elaborar e enviar novas propostas dentro da temática sugerida (gamification / gamificação). No total do processo de consulta foi possível obter 550 contribuições. O resultado geral está indicado na tabela abaixo (Tabela 1), com as três propostas vencedoras com os autores em destaque (negrito/fundo verde).

 

Texto da Alternativa

Vitórias

Derrotas

Pontuação

Autor

Criação de Projetos Públicos, com complexidade de níveis conforme abrangência (municipal, estadual ou federal) e número de beneficiários na vida real.

22

4

82

dionifer

A partir da localização do usuário, o sistema poderia sugerir diversos espaços de participação social com sugestões de tarefas e acúmulo de pontos e prêmios.

3

0

80

jorgehenriquet

Jogo de gestão de projetos públicos, com números reais das estatísticas governamentais (saúde, segurança, educação, etc), com avaliação de ações e seus efeitos.

16

6

71

dionifer

Prêmio anual para participantes da plataforma com mais contribuições qualitativas nos processos e consultas públicas

47

23

67

dricaveloso

Usar dimensões lúdicas: curtir (apoiar) comentar (colaborar) compartilhar (disseminar) e construir graus de ação para uma causa: entender/engajar/apoiar/aprovar

5

2

67

carretta

Criar um jogo colaborativo onde as pessoas trocam ideias e apontam soluções para problemas. As soluções são colocadas em votação e usadas estrategicamente.

18

10

63

janaina.andre

Criação de Plataforma com todos os serviços públicos, desenhados e aprimorados para serem "perfeitos" (modelo de projetos públicos) para os cidadãos.

16

10

61

dionifer

Criar níveis evolutivos para os participantes, com a utilização de avatares diferentes para cada status (do iniciante ao super-herói social).

24

16

60

felipecaparelli

Incentivar a boa administração dos recursos públicas por meio de jogos online de combate à corrupção. Assim, a população receberá serviços de qualidade!

6

4

58

kaimesilvestre

Criar jogos cooperativos em que cada participante deve participar para gerar um bem comum, como captação de recursos para um determinado fim etc.

37

27

58

lucasmb

O cidadão usuário do Portal se torna detendor do Super Poder Público! Ele é defensor do bem público e contribui com ações que beneficiam milhões de cidadãos.

11

8

57

dionifer

Troca de medalhas, pontos e milhas sociais recebidas na plataforma por oportunidade de viagem para participar de conferências e eventos de participação social.

47

38

55

participacaosocial

Integrar game com as instituições presenciais de participação, conselhos, ouvidorias, câmaras, proj de iniciativa popular.Fases virtuis com desafios presenciais

19

17

53

milenafranceschinelli

Adotar padrões abertos para o sistema de selos virtuais (ww.openbadges.org), permitindo que um usuário conquiste "medalhas" em diferentes portais/tipo de ações.

27

25

52

valessiobrito

Criar uma “mitologia da participação” com personagens, estágios etc que demonstrem a frequência e relevância da participação.

39

38

51

participacaosocial

Criação de aplicativo para smartphone para encaminhar denuncias com foto e geolocalização, a fim de evidenciar e coibir as práticas ilícitas

3

3

50

gigamartin

Criar Jogo de Realidade Alternativa cujas interações aconteçam também fora da plataforma. Por exemplo: pistas deixadas em OSCs para resgatar "premios" no site.

30

33

48

lucianosb

Envolver os orgãos e servidores públicos que propõem processos participativos na lógica das medalhas (“mitologia da participação”).

35

44

44

participacaosocial

Pontuação e medalhas de participação social para cada contribuição relevante (likes e apoios) enviada.

40

52

44

participacaosocial

Apresentação de um ranking dos perfis com mais pontos e medalhas.

35

53

40

participacaosocial

Inserir sistema de "monetização" que podem ser trocados por itens no site, participações especiais em eventos, ou mesmo abatimento de impostos.

22

38

37

lucasmb

Medalhas por campanhas de divulgação e promoção de atividades na plataforma.

35

61

37

participacaosocial

Criação de núcleos dentro das esferas públicas (mun., est. e fed.) e eleição de participantes e membros do grupo de acordo com atividade no Participa BR

4

8

36

borbas

Incluir nome do cidadão no nome do modelo de um serviço público de excelência, proposto e votado anualmente no Portal. P.Ex. Atendimento no SUS (Modelo "Maria")

6

12

35

dionifer

Um ranking com pontos dados a políticos, adquiridos com base nos programas e benfeitorias realizadas por eles. Concorremos com os políticos que votamos

2

5

33

brevvi

Jogo de combate à corrupção. Assim, com uma boa gestão dos serviços públicos, a população será melhor atendida!

1

5

25

kaimesilvestre


Tabela 1 - Resultado da consulta sobre gamificação no portal participa.br

 

Vencedores da dinâmica de GAMIFICAÇÃO (participa.br) no FLISOL-DF

 

  • Vencedor1:  Diônifer Alan da Silveira - Porto Alegre/RS 
  • Vencedor2: Jorge Henrique Teixeira de Mendonça - Brasília/DF
  • Vencedor3: Adriana Veloso Meireles - Brasília/DF


Como dois dos vencedores residem em Brasília/DF foi necessário arcar com passagem/diárias para apenas um participante. Logo, de acordo com a proposta da consulta, ele receberá o apoio para vir participar do momento de desenvolvimento a ser realizado no FLISOL-DF.


Tags deste artigo: resultado gamificação consulta participa.br #participabr

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.