Ir para o conteúdo
ou

Minha rede

Habitat III Participa Brasil

Temos um caminho interessante pela frente e essa plataforma irá nos ajudar de inúmeras maneiras.



 Voltar a Glossário
Tela cheia Sugerir um artigo

Glossário

21 de Novembro de 2014, 13:16 , por João Ricardo Alves Moniz - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 50 vezes

Crescimento urbano: refere-se ao aumento de população que reside permanentemente na cidade num determinado período de tempo.

Crescimento demográfico: refere-se ao aumento de população que reside permanentemente em uma determinada região – que pode se tratar de uma cidade (zona urbana), um município (zona urbana e zona rural) ou um conjunto de municípios.

Maneja de águas de chuva e drenagem urbana: processo que envolve a dinâmica da água de chuva quando esta entra em contato na terra, quando o pavimento eh permeável ou quando escoa pela cidade, quando o pavimento eh impermeável por meio de guias e sarjetas, canaletas, galerias subterrâneas ou abertas, escadas hidráulicas, canais, rios, lagos ou oceanos. O Manejo de águas pluviais e os sistemas de drenagem urbana tem como objetivo proteger a população e as edificações dos efeitos da enchentes e inundações, por meio monitoramento, investimentos preventivos.

Exclusão social: ocorre quando indivíduos ou coletividades estão impedidos de participar plenamente da vida econômica e civil. Estão associados a exclusão social a falta de acesso a direitos básicos sociais e civis. Trata-se de um conceito abrangente que inclui a negação da cidadania, a insuficiência de renda, a discriminação social, a segregação social uma situação de privação individual e coletiva.

Habitat I – Conferencia das Nações Unidas sobre os Assentamentos Humanos, realizada em Vacouver (Canadá) em nos meses de maio e junho de 1976. Um dos resultados do evento foi a Declaração de Vancouver sobre os Assentamentos Humanos.

Habitat II – II Conferencia das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos, realizada em Istambul (Turquia), em junho de 1996. O principal resultado da conferencia foi a Agenda Habitat.

Habitat III: Terceira Conferência das Nações Unidas sobre habitação e desenvolvimento urbano sustentável.

Mobilidade urbana: pode ser entendida como resultado da interação entre os deslocamentos de pessoas e bens no espaço das cidades por meios motorizados ou não motorizados. Refere-se a uma característica das cidades de maior ou menor facilidade para que ocorram os deslocamentos. O conceito de mobilidade parte da idéia de que as pessoas devem ser o centro da preocupação e dos investimentos para ampliar a facilidade, o conforto, a segurança, a rapidez e o baixo custo nos deslocamentos nas cidades.

ONU Habitat: Programa das Nações Unidas para Habitação e Assentamentos Humanos.

Planejamento das cidades: Processo participativo que envolve tomar parte das dinâmicas de diagnostico, sistematização de dados e envolvimento nas decisões políticas, jurídicas, sociais e econômicas sobre o futuro da cidade.

Planejamento Urbano: Processo participativo liderado pelos agentes governamentais, que envolve levantamento de dados, elaboração de diagnósticos, sistematização de propostas e elaboração de planos diretores, planos de ação, e tomadas de decisão referente a cidades

Segregação sócio-espacial: resultado da separação geográfica na cidade, de diferentes grupos pertencentes a extratos sociais e econômicos diferentes. A existência de condomínios fechados de media e alta renda em espaços concentrados em determinadas partes das cidades, por exemplo, configuram um reforço a este processo de segregação sócio-espacial.


Categorias

Planejamento urbano
Tags deste artigo: habitat habitat 3 habitat iii

1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.