Ir para o conteúdo
ou

Comunidade

No Instagram

No Facebook

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Programação Arena NET mundial Participabr

18 de Março de 2014, 13:39 , por Grazielle Machado - | Ninguém seguindo este artigo ainda.
EM BREVE

Metodologia e programação do HUB #ArenaNetMundial

22 de Abril de 2014, 5:44, por Fabiano Rangel Cidade - 0sem comentários ainda

Esta é uma proposta para o funcionamento do HUB de participação no Net Mundial, que funcionará a partir do “Espaço Hub” localizado na Arena NETmundial que será montada no Centro Cultural São Paulo.


O HUB será um espaço para promover a participação remota nos debates do NETmundial, contemplando a valorização das propostas recebidas na Consulta Pública do Participa.br. Os autores das propostas mais bem colocadas serão convidados pela Secretaria-Geral da Presidência a se fazer presentes no espaço HUB. A sala é aberta à participação presencial e online, através de canais delimitados pela metodologia. A condução do espaço HUB será realizada por Articuladores, fluentes nos assuntos relacionados à governança da Internet, oriundos, prioritariamente, de movimentos da sociedade civil, convidados pela SGPR e Comitê Gestor da Internet (CGI).


Objetivo geral: Espaço de conexão e influência entre o Net Mundial e o Arena Net Mundial, pautado pelo resultado da Consulta Pública do Participa.br


Objetivos específicos:

a) Qualificar, detalhar e debater as propostas recebidas na consulta pública;

b) Ampliar o debate sobre os temas do NETMundial;

c) Possibilitar o diálogo com quem está na rede;

d) Abrir espaço para pessoas falarem ao NetMundial.


Princípios gerais:

Diálogo horizontalizado, democracia líquida e transparência


Quem participa:

a) Até 15 autores das propostas priorizadas na Consulta

b) Indivíduos presenciais mobilizados na #Arena

c) Pessoas remotas na rede através do Participa.br e de canais outros canais definidos (twitter e facebook)



Dia 23/04


9h-11h30 – Abertura do NETMundial, recepção dos participantes, acompanhamento da transmissão no Espaço Hub


11h30-11h40 - Especialista da sociedade civil apresenta a dinâmica de trabalho


A primeira fase do Hub será de intenso trabalho de sistematização e qualificação das propostas recebidas na consulta pública. Será o momento de discussão e formulação das intervenções no plenário do NETMundial, focados nos eixos de Princípios e Roadmap. Cada Hub bidirecional terá chance de falar diretamente para o NETMundial pelo menos por 3 e no máximo 4 vezes durante a conferência. Recomenda-se preparar 4 propostas, 2 para cada eixo. O ponto de partida serão as propostas priorizadas na consulta pública no Participa.BR. Os momentos de fala serão conhecidos previamente através da divulgação do “GT de Organização dos HUBs” e se guiarão pelo draft do documento base da conferência, que será divulgado no dia 14 de Abril. As intervenções devem ser guiadas pelos pontos a ser abordados pelo plenário em cada dia para que sejam mais efetivas.


11h40-12h - Exposição das 15 propostas priorizadas na Consulta Pública Participa.BR

Cada autor terá direito a 2 minutos para explicar o que quis dizer com sua proposta de 160 caracteres. O Animador anota as explicações que são exibidas no telão e na plataforma do Participa.BR.


12h-12h50min - Formação de 2 grupos de discussão com base nos eixos de Princípios e Roadmap


Qualificação das propostas da consulta, incorporação das contribuições das redes sociais, elaboração de pelo menos 2 propostas para serem transmitidas para o NETMundial.


Cada um desses grupos será acompanhado por 1 animador que terá a responsabilidade de sistematizar as propostas do grupo e formular, colaborativamente, o texto da proposta a ser transmitida ao NETMundial.


PARTICIPAÇÃO ONLINE: Cada grupo e mediador deve considerar a participação externa, através das redes sociais e no Participa.br. O painel hub no Participa.br vai ajudar nessa coleta através do cadastramento de hashtags. Na comunidade HUB no Participa.br haverá um espaço/painel para cada eixo dividido em duas áreas: 1) uma área onde se coleta tanto nas APIs das redes sociais as constribuições nas hashtags cadastradas quanto as contribuições dos participantes participantes da comunidade no participa.br e 2) uma área onde os Animadores/Mediadores registram as manifestações consolidadas.


hub-participa-admin-50%.png



Screenshot_2014-04-03-16-38-30.png Screenshot_2014-04-03-16-38-36.png Screenshot_2014-04-03-16-38-40.png Screenshot_2014-04-03-16-38-44.png



12h50-13h - Eleição dos representantes para trasmitir a mensagem ao NETMundial


A partir do conceito de democracia líquida, serão escolhidos os oradores que irão expressar as manifestações consolidadas para o NetMundial. Os participantes de cada um dos 2 grupos formados designam um representante e um suplente para transmitir a mensagem.

13h-14h – Horário de almoço


14h-17h30 - Acompanhamento e intervenção no NET Mundial


Os representantes eleitos terão a responsabilidade de expressar a sistematização realizada nos grupos para o NetMundial. É necessário a presença física na sala. Um animador continuará acompanhando as sugestões na plataforma online, redes sociais e discussões entre os participantes a fim de aprimorar a proposta desenvolvida durante o período da manhã.


17h30 - Entrevista com os painelistas


19h-20hs – Balanço e formulação das propostas para o próximo dia


Após encerramento da sessão do NETMundial, o grupo se reúne para um balanço e formulação e/ou adequação de 2 propostas para o dia posterior.


Dia 24/04


9h-13h - Acompanhamento e intervenção no NET Mundial


Os representantes eleitos terão a responsabilidade de expressar a sistematização realizada nos grupos para o NetMundial. É necessário a presença física na sala e o acompanhamento das discussões do NetMundial. Um animador continuará acompanhando as sugestões na plataforma online, redes sociais e discussões entre os participantes a fim de aprimorar a proposta desenvolvida durante o período da manhã.


13h-13h30 - Encerramento da participação e preparação da carta para Fórum da Internet


Consolidação dos resultados das discussões dos dois dias para a entrega ao Fórum da Internet. Um animador do Comitê Gestor da Internet conduzirá a sessão.