Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Desafios para os ODS

17 de Maio de 2014, 13:26 , por Fabiano Rangel Cidade - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 166 vezes

Os ODMs tiveram muitos méritos, mas há consenso de que os ODS terão que enfrentar uma série de questões não resolvidas. A primeira delas diz respeito ao tratamento das metas do milênio que não tiverem sido alcançadas até 2015. Ademais, há outras questões a serem enfrentadas: crescimento da desigualdade social no mundo; a sustentabilidade socioambiental; combate à discriminação racial; inclusão de pessoas com deficiência; entre outras.

Um tema que permeia todos os demais é a construção de um sistema de promoção de desenvolvimento sustentável mais justo, que envolva compromissos e responsabilidades de todos os tipos de países. Nos ODMs, não havia compromissos e metas direcionados aos países desenvolvidos. A construção de novo paradigma de desenvolvimento sustentável, porém, dependerá, necessariamente, do engajamento tanto de países desenvolvidos como de países em desenvolvimento.

Há, ainda, vários outros desafios. A questão da promoção dos direitos da juventude é fundamental. Além do problema grave do desemprego juvenil nos países do norte geopolítico, temos, atualmente, a maior população jovem da história da humanidade, majoritariamente concentrada nos países em desenvolvimento. Esse cenário faz com que a juventude seja estratégica e prioritária para a agenda de desenvolvimento global Pós-2015.

Outro desafio diz respeito a estabelecer estratégias verdadeiramente tridimensionais, com ênfase na superação da pobreza.  As políticas públicas destinadas aos catadores de resíduos sólidos no Brasil são excelente exemplo dessa abordagem.  No contexto das negociações, há dúvidas quanto a ter objetivos dedicados inteira e exclusivamente a um dos três pilares do desenvolvimento sustentável ou ter objetivos que incluam metas de cada um dos três pilares.

Um dos temas não resolvidos dos ODM e que certamente serão ponto importante nos ODS é a questão do financiamento. É fundamental garantir que haja recursos suficientes para concretizar os compromissos políticos. No atual cenário de crise econômica, contudo, os países desenvolvidos resistem a adotar quaisquer compromissos e os países em desenvolvimento alegam dificuldades em fazer contribuições para fundos internacionais.


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Desenvolvimento Sustentável

Contribua com as ideias que serão debatidas na reunião sobre a Agenda Pós-2015. A Secretaria-Geral da Presidência da República disponibilizou dois textos do encontro e alguns questionamentos para você também possa acrescentar sua opinião.