Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Hackathon
Tela cheia Sugerir um artigo

Foi dada a largada da Maratona de Execução

24 de Maio de 2014, 0:00 , por Mariel Zasso - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 247 vezes

Começou na manhã deste sábado, no Memorial Darcy Ribeiro, na UnB, a etapa de execução do Hackathon das OSCs, a Maratona Hacker das Organizações da Sociedade Civil. 

Os 55 selecionados se diviram em grupos de trabalho, escolhidos a partir das competências de cada um (desenvolvedor, designer, jornalista, especialsita em ONSC) e por afinidades de trabalhos, já que muitos vieram em caravana de suas cidades, de todos os cantos do país.

Os grupos de trabalho estão trabalhando nos seguintes projetos, que ainda estão com nomes provisŕios e, como todo trabalho em desenvolvimento, vão passar por (muitas) mudanças:

_ Dashboard - OSC. Projeto que, a partir da base de dados do SINCONV (plataforma de dados dos convênios do governo federal), visa desenvolver uma plataforma web que funcionará como uma espécie de painel de controle com visualização dos dados e gráficos para as pessoas entenderem de que forma o dinheiro do governo federal é distribuído

_ Take a Picture: Prevê a criação de um aplicativo para smartphones que foca na vulnerabilidade social.  Você bate uma foto de alguém em situação de vulnerabildade social, preenche um rápido formulário online e esses dados, georeferenciados, somados as fotos, serão cruzados com as bases de dados da OSCs para ver se aquela pessoa está nas bases das OSCs perto de onde foi tirado a foto. Se estiver, o aplicativo faz a ponte para as OSCs, facilitando o trabalho.

_ OSCNET: A ideia do projeto é criar um plugin para a comunidade/software Noosfero, da qual o Participar BR é feito, que funciona como uma espécie de "camada" de busca de dados das OSCs, focando em 1) área de atuação, 2) local da OSC, 3) tipo de certificação e 4) Quantos anos a OSC existe.

_ Formigueiro Social: O projeto quer criar uma rede social, no BuddyPress, que potencialize a interação entre as pessoas e as OSCs. Todas as organizações cadastradas nas bases de dados serão "grupos" dessa rede, que poderá ser acessada por qualquer pessoa que tenha interesse nela, bastando para isso criar um perfil e interagir através dos perfis e dos fóruns da rede.

_ Tigre (Transparência dos investimentos governamentais rastreados eletronicamente): o projeto quer criar um aplicativo que vai organizar e organizar as bases de dados do SICONV. A ideia é organizar os dados dos investimentos realizados pelo governo federal em três variáveis (OSCs, Estados e Municípios), melhorando sua infraestrutura, e apresentá-los em forma de gráficos, para que qualquer pessoa consiga, por sua conta, saber para onde os investimentos governamentais são destinados no âmbitos dos poderes.

_ Cebas Online: O projeto vai criar (está criando!) um software e um portal que quer tornar todo o processo necessário para cadastro no Cebas (Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social) online. Hoje, para realizar o cadastro, as entidades precisam enviar a documentação pelo correio, atrasando e encarecendo um processo que poderia ser mais fácil.

_ ParticipaOSC: cria uma plataforma web com todas as bases de dados das OSCs para ser um lugar em que pessoas ou organizações possam cadastrar seus pedidos (de material, equipamento, pessoal). Oferece recompensas e pontuação para quem for mais participativo, no estilo "gamefication". Dessa forma, o projeto visa fazer com que cada cidadão possa conhecer os dados das OSCs e possa contribuir (ou apenas conhecer) as demandas de cada uma delas.

Vale lembrar que todos os projetos estarão com seus códigos disponíveis no Github e serão apresentados no "Pitching" amanhã, 25 de maio, às 12h. Depois, as equipes terão até as 23h59 do dia 28 de maio para corrigir de bugs e/ou deixar seu aplicativo rodando em algum servidor e funcional para os fins propostos pelo time. No dia 29, enviaremos as fichas dos projetos e o vídeo das apresentações para a banca, que vai estudar os projetos e fazer a avaliação final no dia 4 de junho, levando em conta os critérios definidos no edital.

Veja algumas fotos do que esteve acontecendo hoje, por Estevon Nagumo (1, 2 e 3) e Sheila Uberti (4 e 5) e Emerson pedro (6).

 

  


Categorias

Ciência, Informação e Comunicação