Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Memória MROSC

17 de Outubro de 2014, 0:00 , por Mariel Zasso - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Visualizado 1112 vezes

Balanço 2011-2014

A Secretaria-Geral da Presidência da República (SG-PR) promoveu em dezembro de 2014 uma reunião de balanço “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil: a construção da agenda no Governo federal 2011-2014”. O encontro reuniu cerca de 80 representantes da sociedade civil, além de representantes de órgãos públicos envolvidos na agenda do MROSC. Eles conheceram o balanço das ações e debateram sobre os desafios futuros.

Na ocasião, o ministro da SG-PR, Gilberto Carvalho, reafirmou que o sistema de parcerias das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) com o governo federal foi um dos temas prioritários dentro da Secretaria-Geral no decorrer do primeiro mandato de Dilma Rousseff. Ele agradeceu aos presentes, dizendo que este processo ocorreu graças à insistência das OSCs e que foi muito importante comprovar, por esta experiência, que não se governa sem participação social. “Não tenho dúvidas de que, neste segundo governo da presidenta Dilma, nós teremos a continuidade desse trabalho”, afirmou o ministro durante o encerramento da reunião.

O encontro também contou com a presença da ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), Ideli Salvatti, que discursou na abertura e afirmou que “se eu não puder estabelecer parcerias com as organizações da sociedade civil, eu não consigo realizar nada na área de direitos humanos. É inimaginável agir sem estabelecer parcerias com as organizações da sociedade civil na nossa área”.

Confira aqui a apresentação de slides com o balanço da agenda nos últimos quatro anos e os avanços e desafios para os próximos.

Como parte da memória institucional, esta seção compila também relatórios de eventos que foram realizados no período. Clique nas imagens abaixo e conheça:

Diálogos Intersetoriais sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

Espaço importante de debate e formulação conjunta de propostas, os diálogos intersetoriais contaram com duas edições temáticas. O primeiro foi realizado em março de 2013 e teve como foco o tema do financiamento e sustentabilidade econômica das OSCs.

O segundo foi realizado em junho do mesmo ano e tratou de indicadores e interfaces para as diversas bases de dados existentes no governo federal sobre as organizações da sociedade civil.

Os debates realizados nos encontros estimularam a construção de propostas concretas para atender às necessidades identificadas. 

I Diálogo Intersetorial: Financiamento e Sustentabilidade Econômica

 

 

II Diálogo Intersetorial: Indicadores e Portal das OSCs 


 

Seminários Internacionais do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

Em novembro de 2011, foi realizado o I Seminário Internacional sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (OSCs). Durante três dias de encontro, foram debatidas propostas de aperfeiçoamento da legislação referente às OSCs e suas relações de parceria com o Estado. Esse seminário gerou o Plano de Ação da agenda apresentado ao Grupo de Trabalho Interministerial criado pelo Decreto 7.568/2011.

Em maio de 2014, o II Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil realizou balanço da agenda no período, reunindo e mobilizando centenas de participantes durante a Arena da Participação Social. Na ocasião, além dos eixos temáticos da agenda, houve um trabalho de comunicação colaborativa que apoiou a produção e divulgação de conteúdos. O resultado está sistematizado no relatório abaixo. 

 

I Seminário Internacional do MROSC
   

II Seminário Internacional do MROSC
   

 

Maratona Hacker das Organizações da Sociedade Civil

A Maratona Hacker das Organizações da Sociedade Civil foi a primeira atividade do gênero realizada pela Presidência da República e envolveu hackers, designers, pesquisadores, membros de OSCs e criativos em geral para pensar aplicativos e soluções tecnológicas sobre o universo das organizações da sociedade civil e de suas parcerias com o Estado. Teve uma etapa formativa durante a Arena da Participação Social, e outra de programação, na UNB, engajando os jovens participantes na agenda do MROSC.  

 

Feira ONG Brasil - 2012 e 2013

Nas duas últimas edições da Feira ONGBrasil (2012 e 2013), no ExpoCenterNorte em São Paulo, a Secretaria-Geral organizou a participação do governo federal, aproximando políticas, programas e ações das OSCs presentes. Foi mobilizada uma delegação de servidores para esclarecer dúvidas e ouvir relatos sobre sua atuação. Além do "tira-dúvidas", entre outras atividades, foram realizadas rodas de conversa, curso gratuito sobre o Siconv e Seminário sobre o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, Participação Social e Democracia.