Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a páginas
Tela cheia

#HackathonDasOSCs

29 de Abril de 2014, 21:32 , por Marcos Botelho Piovesan - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

#HackathonDasOSCs

#HackathonDasOSCs - Maratona Hacker das Organizações da Sociedade Civil - tem por objetivo envolver hackers, designers, pesquisadores e atores da agenda na criação de aplicativos e soluções tecnológicas inovadoras, que transformem informações de interesse público em projetos e serviços que valorizem o trabalho das Organizações da Sociedade Civil, especialmente quando em parceria com o Estado.

A Maratona Hacker das OSCs acontecerá em duas etapas: a Maratona Formativa e a Maratona de Programação.

#Hackers

Hackers são pessoas de qualquer gênero, profissão ou habilidade, que usam sua criatividade e quaisquer tecnologias para transformar informações de interesse público em projetos e serviços.

Acompanhe as últimas notícias do #HackathonDasOSCs

#Inscrições

As inscrições para a "Maratona Hacker das OSCs" foram encerradas, mas as inscrições para a Arena da Participação Social continuam abertas, participe!

CONFIRA A LISTA DOS SELECIONADOS

Regulamento

Baixe o REGULAMENTO.

Etapas

#Maratona Formativa

Durante o II Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil acontece a Maratona Formativa: os participantes são convidados a se envolver nas atividades e discussões para que se apropriem da agenda e possam propor soluções que incidam objetivamente no dia-a-dia da relação entre Estado e Sociedade Civil, com o intuito de valorização das OSCs.

#Maratona de Execução

Após o Seminário, nos dias 24 e 25 de maio, acontece a Maratona de Programação. Serão 30 horas de "mão na massa", onde os participantes vão colocar em prática suas ideias a partir das trocas e aprendizados adquiridos durante a Etapa Formativa.

Contexto do Hackathon das OSCs

Nos últimos anos, algumas importantes pesquisas trouxeram informações e análises sobre o universo das OSCs no Brasil. Dentre elas, destaca-se a Fasfil (“Fundações Privadas e Associação Sem Fins Lucrativos”) que identificou, em 2010, a existência de 290.692 mil OSCs no país, empregando 2,1 milhões de pessoas com carteira assinada e atuando em áreas relevantes como educação, assistência social, saúde, defesa de direitos, cultura, entre outras.

A Secretaria-Geral da Presidência da República tem buscado fomentar a dimensão de conhecimento da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil e o “Hackathon das OSCs” é parte desta estratégia de valorização das organizações e de suas relações com o Estado.

Hackathons que já realizados por órgãos do Poder Público

Conheça aqui alguns exemplos:

II hackathon de dados educacionais - segunda edição da maratona de dados da educação do INEP, ocorrido entre 16 e 18 de maio de 2014 em Brasília.

Dados da Educação Básica, realizado em 2013 pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Câmara dos Deputados realizado em 2013

Central de Atendimento 1746, realizado em 2013 pela Prefeitura do Rio de Janeiro

Da Câmara Municipal de São Paulo realizado em 2012

Saiba mais

capa mrosc

Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil

Secretaria-Geral da Presidência da República, 2013

Elaborada pela Secretaria-Geral da Presidência da República, esta cartilha traz informações e resume os principais conceitos da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. O conteúdo apresenta o porquê de um novo marco, delimita a quais organizações se dirige e expõe as principais mudanças proporcionadas pela aprovação de um instrumento jurídico próprio às entidades privadas sem fins lucrativos, além do histórico que levou à criação da agenda.

Mais informações serão postadas aqui e na página do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil no Facebook