Ir para o conteúdo
ou

Navegação

 Voltar a Construção d...
Tela cheia

Compromisso Nacional pela Participação Social

9 de Dezembro de 2013, 11:03 , por Ricardo Poppi - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
  • When:de 17 de Julho até 5 de Setembro de 2013

A  proposta do Compromisso Nacional pela Participação Social é o reflexo  dos debates estabelecidos entre o Governo Federal, Estados, Municípios e  o Distrito Federal sobre a necessidade de reconhecer a participação  social como estratégia para a democratização das decisões sobre  políticas públicas. Nesses  debates consolidou-se o reconhecimento da participação social como  método de governo em todos os níveis da federação, e desta forma,  pretende-se estimular os governos locais, estaduais e federal a  incorporar, no seu dia a dia, a sociedade civil tanto em espaços  decisórios formais - conselhos, conferências, ouvidorias e audiências  públicas - como em plataformas digitais e redes sociais.

Esse  texto, agora em consulta, é fruto de uma construção colaborativa  realizada em reuniões com Secretários Estaduais em um processo iniciado  em meados de 2012 e finalizado em julho de 2013 e está aberta para   receber os seus comentários. Faça isso clicando no ícone  ao lado  de  cada claúsula. Para ver os comentários que outras pessoas já  deixaram,  clique no ícone . Participe! Cadastre-se! Um compromisso  forte depende da sua participação!

Desde  já agradecemos a sua participação, contando que esse diálogo é  necessário para a construção, à várias mãos, de uma política e um compromisso que possam subsidiar verdadeiramente a ampliação da participação social na gestão pública do Brasil.

Ferramenta


Categorias

Governo eletrônico
Tags deste artigo: participação social sociedade política consulta pública sociedade civil compromisso nacional pela participação social

Construção da Política e do Compromisso Nacional para a Participação Social

O Governo Federal reconhece a participação social como um ingrediente essencial de sua forma de governar. No seu dia a dia, o governo está comprometido em ouvir e dialogar com a sociedade civil, tanto em espaços formais - conselhos, conferências, ouvidorias e audiências públicas - como em plataformas digitais e redes sociais. Além de garantir instâncias permanentes de diálogo, o governo entende que a participação da sociedade é fundamental na concepção, execução e acompanhamento de políticas públicas.


Pesquisa sobre Participação Social: Balanço e Perspectivas

Nos dias 27 e 28 de novembro será realizado, em Brasília, o Seminário "Pesquisa sobre Participação Social: Balanço e Perspectivas". O evento é uma parceria entre a Secretaria-Geral da Presidência da República, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.


Encontro da Participação Social

Nesta quarta-feira, 18/06/2014, às 15h, será realizado mais um encontro entre governo e sociedade civil sobre a Política Nacional de Participação Social (PNPS), no Palácio do Planalto (4º andar, sala 98). Trata-se de um encontro entre o ministro Gilberto Carvalho, ativistas, jornalistas e blogueiros. A PNPS reconhece, como um dos princípios, que todo cidadão tem direito à participação social. Ela foi lançada no dia 23 de maio, durante a Arena da Participação Social, em Brasília.