Ir para o conteúdo
ou

Navegação

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Arena da Participação Social vai destacar ações construídas em parceria entre Estado e sociedade civil

13 de Maio de 2014, 19:35 , por Grazielle Machado - 22 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 240 vezes

De 21 a 23 de maio, a Secretaria-Geral da Presidência da República promove a Arena da Participação Social, em Brasília. Na cerimônia de abertura, a presidenta Dilma Rousseff fará o lançamento da Política Nacional de Participação Social e do Compromisso Nacional pela Participação Social, que visam fortalecer e articular os mecanismos e as instâncias democráticas de diálogo entre Estado e sociedade civil.

Ainda na abertura do evento, a ser realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), está prevista a assinatura do decreto de alteração do nº 6.170/07, trazendo o aperfeiçoamento da prestação de contas das parcerias entre o Estado e as organizações da sociedade civil, além do lançamento do 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que reúne informações atualizadas sobre a situação dos ODM nas diversas regiões brasileiras.

O encontro contará com a presença de representantes da sociedade civil, gestores públicos, especialistas e convidados internacionais em diversas atividades da Agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil nos Diálogos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a Construção da Agenda Pós-2015 e no II Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil. No dia 23, acontece a cerimônia de premiação da 5ª Edição do Prêmio ODM Brasil, que reconhece as melhores práticas de gestão municipal e de organizações sociais que contribuem para o alcance das Metas do Milênio, a melhoria da qualidade de vida da população e as transformações sociais do país.

O II Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil apresentará um balanço das ações da agenda do Marco Regulatório, além de promover debates sobre diversos temas de interesse, entre os quais as parcerias das organizações da sociedade civil com o Estado. Além de painéis, oficinas e mostras de boas práticas, o evento conta com estande tira-dúvidas e uma Maratona Hacker para a criação de aplicativos e produção de indicadores sobre o universo das organizações da sociedade civil.

Os Diálogos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e a Construção da Agenda Pós-2015 contarão com painéis sobre os avanços dos ODM no Brasil, oficinas e mostras de projetos, assim como debates sobre as perspectivas para a formulação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Serviço:

Arena da Participação Social

Quando: 21 a 23 de maio de 2014

Onde: Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) – Brasília 

Mais informações: www4.planalto.gov.br/arenadaparticipacaosocial 


Tags deste artigo: arena da participação social política nacional de participação social compromisso nacional pela participação social

22 comentários

Enviar um comentário
  • Foto jbc minorJOÃO BATISTA CAVALCANTI
    28 de Maio de 2014, 21:34

    DEMOCRACIA PARTICIPATIVA

    A Arena da Participação Social realizada no CICB em Brasília, foi um momento de destaque na construção da democracia participativa no Brasil.
    Estive participando deste encontro da cidadania na condição de membro do grupo da Sociedade Civil OGP.
    O processo de construção da participação social fortaleceu a cidadania no Brasil
    Att,
    João Batista Cavalcanti
    Limoeiro - PE


  • 27435c863f2b6cc97ed2c7046baebc16?only path=false&size=50&d=wavatarMárcio Veloso Gervazoni Rocha
    8 de Abril de 2016, 13:41

    Shipping Clerk

    12345


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Construção da Política e do Compromisso Nacional para a Participação Social

O Governo Federal reconhece a participação social como um ingrediente essencial de sua forma de governar. No seu dia a dia, o governo está comprometido em ouvir e dialogar com a sociedade civil, tanto em espaços formais - conselhos, conferências, ouvidorias e audiências públicas - como em plataformas digitais e redes sociais. Além de garantir instâncias permanentes de diálogo, o governo entende que a participação da sociedade é fundamental na concepção, execução e acompanhamento de políticas públicas.


Pesquisa sobre Participação Social: Balanço e Perspectivas

Nos dias 27 e 28 de novembro será realizado, em Brasília, o Seminário "Pesquisa sobre Participação Social: Balanço e Perspectivas". O evento é uma parceria entre a Secretaria-Geral da Presidência da República, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.


Encontro da Participação Social

Nesta quarta-feira, 18/06/2014, às 15h, será realizado mais um encontro entre governo e sociedade civil sobre a Política Nacional de Participação Social (PNPS), no Palácio do Planalto (4º andar, sala 98). Trata-se de um encontro entre o ministro Gilberto Carvalho, ativistas, jornalistas e blogueiros. A PNPS reconhece, como um dos princípios, que todo cidadão tem direito à participação social. Ela foi lançada no dia 23 de maio, durante a Arena da Participação Social, em Brasília.