Ir para o conteúdo
ou

Navegação

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Participa.br recebe sugestões da sociedade para gamificar processos de participação social

3 de Fevereiro de 2015, 22:00 , por Grazielle Machado - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 44 vezes
Campusok

São Paulo receberá a Campus Party - considerada o principal evento mundial nas áreas de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital. O encontro acontece entre os dias 3 e 8 de fevereiro, no São Paulo Expo. Cerca de 8.000 pessoas entre estudantes, profissionais, governo e especialistas, são esperadas para a oitava edição brasileira do evento.

Na mesma data, a Plataforma Federal de Participação Social (Participa.br) inicia uma Consulta Relâmpago sobre Gamificação. Os interessados devem responder à pergunta “Como gamificar a partiticipação social pela Internet?”, também é possível enviar sugestões via twitter utilizando a hashtag #ParticipaBR. Qualquer pessoa pode participar* e ajudar a explorar a temática dos jogos digitais (gamification / gamificação) na participação social online. A ideia é que o Participa.br possa empregar a dinâmica de jogos para potencializar os processos de participação na plataforma.

Para participar, clique aqui.

A consulta receberá votos e sugestões do dia 3 ao dia 28 de fevereiro. Os autores das três ideias mais votadas participarão da próxima etapa de desenvolvimento do Participa.br, em Brasília, durante o Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (Flisol), em 25 de abril.

Para Ricardo Poppi, Coordenador-Geral de Novas Mídias e outras linguagens da Presidência da República, a iniciativa possibilita trazer ideias novas para o governo e ao mesmo tempo populariza ferramentas e formas de participação social. “Essa ação mantém aberto o debate sobre o aperfeiçoamento desse mecanismo, já que fazer participação social na rede é também promover a participação na construção das infraestruturas tecnológicas”, complementou.

Sobre a consulta - a consulta relêmpago, de 3 à 28 de fevereiro, terá apenas a pergunta: “Como gamificar a partiticipação social pela Internet?”, as pessoas podem escolher a resposta com que mais se identicam ou votar em todas, não há limite de votos. Basta clicar na questão e e um par de propostas estará disponível para escolha. Além disso, os participantes também podem elaborar e enviar novas propostas dentro da temática sugerida (gamification / gamificação).

Os autores das três sugestões priorizadas pela votação poderão participar do Flisol, em Brasília, e, ainda, acompanhar a próxima etapa de desenvovimento da Plataforma Federal de Participação Social. Confira as regras detalhadas aqui.

Sobre o Flisol - O Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre é um festival anual de instalação de software livre, gratuito e aberto a toda a comunidade, realizado desde 2005 em diversos países da América Latina, inclusive no Brasil. O evento tem o propósito de promover o uso de softwares livres e a integração de comunidades de usuários de software livre em todos os países da América Latina.

Foto da capa: @photos_evilyn

 


Tags deste artigo: campus party gamificação software livre participa.br consulta participação digital flisol

1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.

Construção da Política e do Compromisso Nacional para a Participação Social

O Governo Federal reconhece a participação social como um ingrediente essencial de sua forma de governar. No seu dia a dia, o governo está comprometido em ouvir e dialogar com a sociedade civil, tanto em espaços formais - conselhos, conferências, ouvidorias e audiências públicas - como em plataformas digitais e redes sociais. Além de garantir instâncias permanentes de diálogo, o governo entende que a participação da sociedade é fundamental na concepção, execução e acompanhamento de políticas públicas.


Pesquisa sobre Participação Social: Balanço e Perspectivas

Nos dias 27 e 28 de novembro será realizado, em Brasília, o Seminário "Pesquisa sobre Participação Social: Balanço e Perspectivas". O evento é uma parceria entre a Secretaria-Geral da Presidência da República, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.


Encontro da Participação Social

Nesta quarta-feira, 18/06/2014, às 15h, será realizado mais um encontro entre governo e sociedade civil sobre a Política Nacional de Participação Social (PNPS), no Palácio do Planalto (4º andar, sala 98). Trata-se de um encontro entre o ministro Gilberto Carvalho, ativistas, jornalistas e blogueiros. A PNPS reconhece, como um dos princípios, que todo cidadão tem direito à participação social. Ela foi lançada no dia 23 de maio, durante a Arena da Participação Social, em Brasília.