Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Artigo arquivado! É somente leitura

Consulta Plano de Dados Abertos

1 de Setembro de 2016, 10:45 , por Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - | 2 pessoas seguindo este artigo.

Em julho de 2016, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou o Plano de Dados Abertos (PDA) com 33 conjuntos de informações sobre ciência, tecnologia e inovação e comunicações. Além da plataforma dados.gov.br, o plano está disponível nessa comunidade e nos seguintes links: www.mc.gov.br/dados e www.mcti.gov.br/dados-abertos. Antes da abertura total dos dados à sociedade, o MCTIC abriu esse espaço de consulta pública com o fim de colher contribuições que possam trazer melhorias a esse processo.

Dois espaços foram criados nesta comunidade para a interação com o público: Críticas ao Plano e Uso dos Dados Abertos. Para facilitar o entendimento do PDA e orientar o diálogo a ser aqui estabelecido nos próximos dias sobre esse documento, convidamos os participantes a fazer a leitura dos textos constantes nesses links: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Decreto/D8777.htm e http://ceweb.br/guias/incentivo-ao-reuso-de-dados-abertos/

O MCTIC se coloca à disposição para dirimir qualquer dúvida e conta com a participação de todos, na certeza de que cada crítica ou sugestão trarão contribuições importantes ao aprimoramento de sua política de dados abertos.

Passo 1: Críticas ao Plano

Esse passo destina-se a colher as críticas e sugestões ao PDA, tanto no que refere à redação do seu texto quanto ao teor do seu conteúdo, podendo o participante sugerir alterações no texto, bem como indicar retirada de dados que o plano não deveria abordar ou a inserção de outros que deveriam ser abertos ao público, mas o documento não os considerou. Algumas perguntas exemplificativas podem orientar a sua leitura, análise e consequente consideração: O texto está claro? O texto atende ao exposto no decreto que o disciplina? Algum dado é sigiloso e não deveria estar no plano? Sente falta de algum dado que deveria ser aberto ao público?

Passo 2: Uso dos Dados Abertos

Nesse passo, o membro é convidado a comentar não mais o PDA, mas os dados abertos em si. Alguns dados já foram publicados e se encontram disponíveis no link:http://dados.gov.br/organization/ministerio-da-ciencia-tecnologia-inovacoes-e-comunicacoes-mctic.

Aqui você pode deixar suas considerações sobre os dados em si, dando sugestões de como eles podem ser usados e, acima de tudo, relatando se as informações constantes nos dados são suficientes para torná-los utilizáveis. Caso sejam insuficientes, apontar que informações faltam para possibilitar o uso pertinente do dado.

 

Passos


Categorias

Comunicação, Informação, Ciência e Tecnologia