Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

A força da participação social no Norte

16 de Janeiro de 2014, 21:35 , por Ana Célia Costa - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 165 vezes
Captura de tela 2014 01 16 às 11.14.03 pm

Para mobilizar e incentivar a participação. Assim se destacou o Webcidadania Xingu - projeto realizado pela Secretaria-Geral da Presidência em parceria com o Cidade Democrática. Faz parte das ações do Governo Federal no Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu. Foram 982 participantes entre 11 e 93 anos! O projeto abrangeu 43, dos 144 municípios do Pará.

"É um projeto feito a 4 mãos. A ideia é que quando a gente sair de lá, que ele possa continuar", afirmou o Coordenador-geral de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação, da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ricardo Poppi. 

Nesta semana foi realizada a oficina do projeto em Brasília. Foi apresentada a metodologia usada, além dos relatos de alguns representantes da mobilização no Pará. 

As propostas foram inseridas na plataforma com a ajuda de coordenadores de Polo. "Trabalhamos com a mobilização e a participação social. Pedimos que as pessoas respondessem a pergunta 'Qual seu sonho para o Xingu?'. Desta forma obtivemos muitas propostas", explicou a coordenadora do Polo de Altamira, Elisanne Vitervino. 

"Cada vez mais há pessoas se informando pelas redes e exigindo. E o que se discute nas redes está tendo consequências práticas. Isso demonstra para qualquer autoridade pública que pensar pelas redes é um dos focos centrais. No Xingu temos um dos maiores desafios que o governo brasileiro, pois o que acontecer lá será um divisor de águas", enfatizou o Secretário-Executivo, Diogo de Sant'ana.

Outro fator destacado foi o trabalho com o Juventude Rural. A coordenadora do Polo Uruará, Samara Amaud, afirmou que o Webcidadania Xingu trabalha com a mobilização e com a juventude rural. "Também fazemos discussão sobre a permanência dessa juventude no meio rural".

Como isso foi feito? As oficinas para organizar as propostas foram feitas entre uma e outra oficina de cultura digital. Agricultores apresentaram suas ideias e entenderam a importância dessa participação. 

Votação

Em dezembro de 2013 começou a ser realizado Concurso com as propostas apresentadas. Amanhã (17 de janeiro) serão escolhidas 21 ideias vencedoras. Não é só o desenvolvimento sustentável do Xingu é também um bom exemplo de união e participação social Vamos aguardar quais sonhos para o Xingu serão escolhidos! 


Categorias

Sociedade Civil - Organização e participação
Tags deste artigo: participação social juventude rural webcidadania xingu

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.