Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Arena da Participação Social começa com celebração

21 de Maio de 2014, 18:52 , por Mariel Zasso - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 245 vezes
21 05 2014 arena  foto lidyane ponciano  1 de 24

Abertura da Arena da participação social com auditório lotado

 

Mais de 1.500 pessoas participaram da abertura da Arena da Participação Social, nesta quarta-feira, 21, em Brasília, entre elas representantes de organizações da sociedade civil, gestores públicos, estudiosos e pesquisadores do Brasil e de outras partes do mundo.

Segundo Beatriz Barbosa, do Coletivo Intervozes, a Arena e o Marco Regulatório da Sociedade Civil dão um passo muito importante, pois consolidam uma visão de Estado sobre participação popular. "O Brasil não acordou em 2013, nós lutamos faz muito tempo e esse resultado é em função, não da nossa contribuição, mas da nossa ação". O presidente do Instituto de Pesquisas Econômicas (IPEA), Sergei Soares, destacou a importância dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) para mobilização e planejamento da sociedade: "Eu era muito cético em relação às metas, achava muito simplista, mas percebi que, para serem atingíveis, elas têm que ser facilmente compreendidas e aplicáveis".

O ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, disse que a Arena é uma celebração da conquista de espaços importantes de participação social, mas disse que ainda é preciso avançar. “Ainda há resistências dentro dos governos e na própria sociedade. Esta é uma cultura que precisamos fortalecer. As ruas voltam a ser um palco importante da militância e as redes sociais surgem como novo palco e novo instrumento de participação da cidadania. Precisamos criar condições para que esta participação se amplie e se torne efetivamente um método de governo”. Gilberto Carvalho citou o Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil, que está em tramitação no Congresso Nacional, como um passo importante para fortalecer as parcerias entre as organizações da sociedade civil e o Estado.

A Arena da Participação Social reunirá de hoje até sexta-feira (23/05) reunirá os participantes em torno dos Diálogos sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e das discussões previstas no II Seminário Internacional do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.

Por Renata Galf - Repórter do Futuro e Helenise Brant - Editora da Comunicação Colaborativa #ArenaBR

Foto: Lydiane Ponciano

Acompanhe ao vivo pelo Participa.br


Tags deste artigo: arena da participação social cobertura colaborativa abertura
Fonte: <a href="http://www.participa.br/osc/noticias-mrosc/arena-da-participacao-social-comeca-com-celebracao">Comunidade das Organizações da Sociedade Civil</a>

1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.