Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Democracia interativa e outros paradigmas

2 de Julho de 2014, 11:23 , por Ana Célia Costa - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 380 vezes
Foto

Recomendações de três Grupos de Trabalho permearam o 1° Fórum Interconselhos da Política Nacional de Participação Social. A PNPS foi debatida por representantes de Norte a Sul, nos últimos dois dias em Brasília. 

A presidente do Conselho Nacional de Saúde, Maria do Socorro de Souza, também ressaltou que a PNPS é algo mais forte do disputas partidárias. "Não podemos permitir que este debate fique travado em uma camisa de força entre governo e oposição". 

Maria do Socorro de Souza citou o trabalho do CNS em várias regiões do Brasil. Lembrou que esse trabalho é participação social. "Voltei de uma reunião em Manaus e lá nos encontramos com representantes de povos de indígenas da Amazônia também".

Paulo Marcello Marques, da Ouvidoria-Geral da União (OGU) também apresentou dados da Caravana das Ouvidorias e ressaltou como isso também é fundamental para a participação social em nosso país.

O secretário-executivo da Secretaria-Geral da Presidência da República, Diogo de Sant´Ana lembrou a luta em defesa da PNPS no Congresso: "Vamos manter firme a mobilização pela Política Nacional".

João Paulo Mehl, do Movimento Soy Loco Por Ti, destacou a importância da Internet para aprimorar os mecanismos de participação social. "A política de dados abertos é importante para garantir acesso às políticas públicas. É uma forma de participação social". 

Entre as recomendações dos Grupos de Trabalho estão:

"Sistema integrado para acompanhar as demandas dos setores"

"Monitoramento das ouvidorias feito a partir das respostas"

"Deve haver orientação da Secretaria-Geral da PR junto aos conselhos nacionais se os conselhos criados pelos estados, Distrito Federal e municípios estão em funcionamento"

Confira os relatórios dos Grupos de Trabalho: 

GT_pnps_interconselhospnps.pdf

GT_sistema_interconselhospnps.pdf 

 

Conheça:

Comunidade da Política Nacional de Participação Social

Decreto 8.243/2014  


Categorias

Governo e Política
Tags deste artigo: política nacional de participação social fórum interconselhos secretaria-geral da presidência da república democracia pnps

1Um comentário

  • Foto jbc minorJOÃO BATISTA CAVALCANTI
    2 de Julho de 2014, 23:11

    A LUTA CONTINUA EM DEFESA DA PNPS

    Prezados amigos da SG/PR,

    É preciso expandir a realização do Fórum Interconselhos da PNPS em todos os Estados e municípios brasileiros.
    A sociedade civil em todo o território brasileiro, precisa ser informada com detalhes sobre a implementação da PNPS, SNPS E DO CNPS, a democracia ativa com a participação social precisa ser incorporada como bandeira de Luta de todos/as que estão comprometidos/as com as mudanças na forma das políticas públicas serem implementadas no Brasil.
    A luta continua em defesa da PNPS, viva o Brasil, viva o povo brasileiro.
    Abraço fraterno,
    João Batista Cavalcanti
    Professor da Rede Pública Estadual de Pernambuco, e Coordenador de Relações Municipais do Núcleo Regional do SINTEPE em Limoeiro - PE


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.