Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Laboratório de Tecnologias para Participação Social recebe o GovJam Brasília

5 de Junho de 2015, 0:00 , por Ricardo Poppi - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 216 vezes
Licenciado sob CC (by)
Cover

Sob o lema de “48h para inovar no setor público” a Global GovJam é um evento global que reúne pessoas interessadas em desenvolver soluções inovadoras para o setor público. As GovJams são especialmente relevantes para servidores e profissionais do setor público, mas qualquer pessoa pode participar e contribuir com suas ideias.

Acontece assim: os participantes se unem em pequenas equipes, que são desafiadas a criar um projeto completo em 48h. O processo – significativo, divertido e colaborativo – envolve quatro fases básicas: formação de equipes, análise de cenários, prototipação e entrega do projeto. Ao longo das horas, as equipes publicam os resultados para o mundo na plataforma virtual do evento, que reúne atualmente 35 cidades em 27 países.

No Brasil, além de São Paulo e Curitiba, Brasília sediará a Global GovJam, que em 2015 acontecerá entre os dias 9 à 11 de junho. A abertura será realizada às 19h no LabHacker da Câmara dos Deputados e os demais dias ocorrerão no Espaço do Servidor do Palácio do Planalto, hospedado pelo Laboratório de Tecnologias para Participação Social da Secretaria-Geral da Presidência da República. Assim, os “Jammers”, como são chamados os participantes, terão a oportunidade de conhecer dois espaços públicos destinados à realização de ações colaborativas voltadas aos cidadãos.

A organização dos eventos nas cidades é totalmente independente e é feita por pessoas com experiência em projetos ágeis e colaborativos. Eles vão atuar proporcionando sinergia, capacidade de aprendizagem e realização entre os participantes. As instituições públicas que hospedam o GovJam, além de contribuir com um evento de inovação no setor público, podem trazer suas questões para análise dos participantes. Outra vantagem é que os servidores do órgão terão a oportunidade de tecer redes com os participantes e aproveitar algumas das soluções produzidas nas 48 horas do evento. 

Tudo livre: Os projetos, relatórios, aplicativos ou outros produtos criados no evento serão publicados na plataforma da Global GovJam e serão disponibilizados de forma livre utilizando licenças creative commons para conteúdos e open source para códigos.

Informações Gerais:

Global GovJam Brasília - 9 à 11 de junho de 2015
09/06 das 19h às 22h no LabHacker da Câmara dos Deputados
10/06 das 8h às 18h no Espaço do Servidor, localizado em frente ao Anexo IV do Palácio do Planalto, entrada pela via N2
11/06 das 8h às 16h no Espaço do Servidor, localizado em frente ao Anexo IV do Palácio do Planalto, entrada pela via N2

O evento é custeado através de financiamento coletivo, sob responsabilidade dos organizadores: http://www.eventick.com.br/bsb-govjam-2015

Sobre a Global GovJam: http://www.govjam.org/


0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.