Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Marco da Educação Popular será lançado na Arena da Participação

16 de Maio de 2014, 12:03 , por Grazielle Machado - 22 comentários | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 414 vezes
Captura de tela 2014 05 16 15.29.35

Como parte da programação da Arena da Participação Social, a Secretaria-Geral da Presidência (SG-PR) lança o Marco de Referência de Educação Popular para as Políticas Públicas. A cerimônia, contará com a presença da educadora Nita Freire, mestra e doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Confira o texto completo: educ_popular_1205.pdf

O documento, a ser formalizado por meio de portaria da SG, tem como objetivo promover um campo comum de reflexão e orientação de práticas coerentes com a perspectiva metodológica proposta pela Educação Popular para o conjunto de programas, projetos e políticas com origem, principalmente, na ação pública, que contemplem diversos setores vinculados a processos educativos e formativos das políticas públicas do Governo Federal.


O lançamento do Marco acontece como parte da programação do Seminário Nacional de Educação Popular em Saúde, promovido pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, que reúne cerca de 300 educadores populares em saúde, de 22 a 24 de maio,  no Centro de Convenções, com o objetivo de discutir as estratégias descentralizadas de implementação da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEP-SUS).

Este Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas pretende apoiar os diferentes setores do Governo em suas ações educativas e formativas para que, dentro de seus contextos, mandatos e abrangências , possam alcançar o máximo de resultados.

O Marco reflete um novo momento de valorização das práticas de educação popular que acontecem dentro e fora do Governo Federal.  Seu propósito é criar um conjunto de elementos que permita o fortalecimento e identificação de práticas de Educação Popular nos processos das políticas públicas, estimulando a construção de políticas emancipatórias.

Elaborado no 1º Seminário Política Nacional de Educação Popular, de forma participativa e também submetido a consulta pública, no portal www.participa.br, o Marco integra o conjunto de ações previstas na elaboração da Política Nacional de Educação Popular, processo coordenado por grupo interministerial e por membros das universidades e de organizações da sociedade civil, como o Instituto Paulo Freire e a Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais. 

O lançamento do Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas integra a programação do 2º Seminário Nacional da Política de Educação Popular que tem início dia 21 de maio, no auditório do Anexo I, do Palácio do Planalto, com o objetivo de refletir e apontar desafios e perspectivas para a Política Nacional de Educação Popular, e lançar o Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas. 

SERVIÇO:

O que: Lançamento do Marco de Referência da Educação Popular para as Políticas Públicas

Quando: 22/05/2014 Horário: 11h ao 12h30

Local: Salas 101/102/103, 1º andar, no Centro Internacional de Convenções de Brasília.

Outras informações: (61) 3411-2911

 


Tags deste artigo: marco de referência da educação popular arena da participação social

22 comentários

Enviar um comentário
  • Foto jbc minorJOÃO BATISTA CAVALCANTI
    18 de Maio de 2014, 21:01

    CIDADANIA EM AÇÃO

    Momento histórico sem precedentes estamos vivendo no Brasil, quando no Governo da Presidente Dilma, estamos vendo ações sendo implementadas para efetivação da cidadania.


  • 27435c863f2b6cc97ed2c7046baebc16?only path=false&size=50&d=wavatarMárcio Veloso Gervazoni Rocha
    8 de Abril de 2016, 13:43

    Shipping Clerk

    12345


Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.