Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Modelo de desenvolvimento do Participa.br é elogiado durante Latinoware

21 de Outubro de 2014, 15:36 , por Grazielle Machado - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 55 vezes
Abertura latinoware  1

O modelo de desenvolvimento da Plataforma de Participação Social (Participa.br) foi um dos destaques da XI edição da Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware) e recebeu elogios da organização do evento.

Duda Nogueira, coordenador geral de grade da Latinoware, o fato de o governo federal optar por uma plataforma livre (usnoosferoparticipa) "demonstra um investimento nas pessoas e não apenas em uma ferramenta ou um sistema operacional". Ele argumenta que "quando você decide usar uma ferramenta com software livre, você não está simplesmente comprando um produto, você está transformando toda a cadeia do conhecimento. Tudo que é produzido em software livre é compartilhado com milhares de outras pessoas, isso significa ter soluções cada vez mais acessíveis".

 

Para David Emmerich Jourdain, alemão radicado no Brasil e um dos responsáveis pelo desenvolvimento do núcleo de pesquisa no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), "é essencial que os governos utilizem e incentivem a utilização de ferramentas desenvolvidas em Software Livre". David explica que isso ajuda a ampliar o desenvolvimento tecnológico no Brasil e faz com que o país seja "produtor e não apenas consumidor de tecnologias".

A diretora de tecnologia da ThoughtWorks, Claudia Melo, também falou sobre a importância de o governo investir em tecnologias abertas como forma de ampliar a inclusão digital e a produção tecnológica no país. Para ela é "extremamente ruim" investir em tecnologia prioritária e correr o risco de ficar "na mão de um único fornecedor", por exemplo. Claudia explica que isso tende a acontecer quando as empresas adquirem produtos prontos ao invés de investir na produção de novas tecnologias.

Sobre o Participa.br, Claudia elogia a iniciativa por se tratar de um ambiente de participação social que utiliza software livre, mas lembra que é preciso ampliar o acesso à internet no Brasil para que as pessoas possam de fato exercer o direito de participar das decisões públicas por meio das novas mídias: "a gente sabe que 50% da população brasileira tem acesso à internet, o que é ótimo, mas é preciso ampliar esse número".

A XI Conferência Latino-Americana de Software Livre (Latinoware) - o maior evento sobre tecnologias livres da América Latina - reúne, nesta edição, cerca de 4,4 mil pessoas entre estudantes, profissionais, governo e especialistas de diversas áreas. Acontece no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), até sexta-feira (17/10), e conta com uma programação de 235 atividades, ministradas por especialistas de diversas áreas de atuação.

Saiba mais: http://2014.latinoware.org/

 


Tags deste artigo: participação social desenvolvimento colaborativo colaborativo latinoware participa.br itaipu pti conferência latino-americana de software livre

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.