Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Proposta de Gamificação do Participa.br será construida no FLISOL-DF 2015

23 de Abril de 2015, 0:00 , por Ronald Emerson Scherolt da Costa - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 600 vezes
Pesquisa cientifica board

 

A Secretaria-Geral da Presidência da República (SG/PR) vai promover no próximo sábado (25 ABR) uma oficina de participação social digital para aplicar conceitos de jogos na plataforma Participa.br. A oficina faz parte da programação do Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (Flisol), realizado, ao mesmo tempo, em diversas da América Latina. No Brasil, de acordo com a organização do evento, existe uma previsão de atividades do FLISOL em mais de 80 cidades.

A oficina da Secretara-Geral está aberta a 80 participantes e pretende estimular a mobilização e o engajamento nos processos participativos, por meio dos conceitos de jogos como desafios, rankings, pontuação e medalhas. As atividades terão a presença de palestrantes especializados em gamificação, desenvolvedores Noosfero (plataforma desenvolvida em software livre) e outros atores vinculados ao processo de desenvolvimento da plataforma Participa.BR. A edição de 2015 do Flisol-DF será realizada na Faculdade Anhanguera (FACNET), no Taguatinga Shopping. A atividade é aberta e gratuita, assim como o FLISOL-DF. Qualquer pessoa pode participar e colaborar.

Premiação

Os autores das três sugestões priorizadas pela votação na consulta pública sobre gameficação, realizada pelo portal Participa.br, entre os dias 3 e 28 de fevereiro, vão participar do Flisol-DF. Eles também vão acompanhar a próxima etapa de desenvolvimento do Participa.br, que permite a participação social na construção da própria plataforma. Os vencedores são Diônifer Alan da Silveira, de Porto Alegre (RS), João Henrique Teixeira de Mendonça e Adriana Veloso Meireles, ambos de Brasília (DF).

Conceito

A gamificação ou ludificação, como o termo é conhecido no Brasil, é a aplicação de elementos e conceitos de design de jogos em outros contextos, que não são jogos eletrônicos. No contexto do Particpa.br, o conceito é utilizado para estimular a mobilização e engajamento de cidadãs e cidadãos em processos de interação e participação social. 

A própria dinâmica da oficina será gamificada empregando a metodologia desenvolvida pela equipe da #AJOGADA que estará presente na oficina dinamizando os trabalhos.

Serviço:

Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (Flisol)

Oficina de Gamificação 

Data: 25 de abril (sábado)

Horário: 8h às 18h

Local: Faculdade Anhanguera (FACNET), no Taguatinga Shopping

Informações: http://flisoldf.blog.br ou http://flisol.info

 

Fonte: http://secretariageral.gov.br/noticias/2015/abril/20-04-2015-secretaria-geral-promove-oficina-de-gamificacao-em-evento-de-software-livre


Categorias

Ciência, Informação e Comunicação
Tags deste artigo: flisoldf gamificação gamification jogos digitais participação social #flisoldf flisol jogos participa.br

1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.