Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Secretaria-Geral participa do II Encontro Iberoamericano de Inovação Cidadã

10 de Dezembro de 2014, 12:06 , por Grazielle Machado - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 109 vezes
Poppi segib

A Secretaria-Geral participou do II Encontro Iberoamericano de Inovação Cidadã, no último sábado, 06 de dezembro, em Veracruz, no México. O encontro faz parte das atividades da XXIV Cúpula Iberoamericana. A Cúpula reuniu chefes de Estado, de Governo e representantes de 22 países que formam a América Latina e os países da Península Ibérica, Espanha e Portugal, nos dias 8 e 9 de dezembro.

Durante o Encontro de Inovação Cidadã, dois projetos da Secretaria Geral foram apresentados. O coordenador de Novas Mídias e Outras Linguagens de Participação da Secretaria-Geral, Ricardo Poppi, apresentou para o público presente o projeto WebCidadania Xingu. Poppi participou ainda da mesa de diálogo Políticas Públicas para la Innovación Ciudadana, ao lado de Raúl Oliván, responsável pela iniciativa Zaragoza Activa, da prefeitura de Zaragoza, na Espanha; Miguel Díaz Reynoso, da Secretaria de Relaciones Exteriores do México; Lucía Abelenda, da Fundación Avina; e Marcos García, do Medialab-Prado/Prefeitura de Madrid.

Nessa mesa, Poppi relatou a forma com que o Projeto do Participa.br se constituiu como um laboratório de inovação cidadã e apontou que "os laboratórios de inovação cidadã são políticas de aproximação dos governos com a cidadania melhorando as políticas através da colaboração. É um caminho para as políticas de Participação na era da Internet".

A Maratona Hacker das Organizações da Sociedade Civil também foi apresentada como exemplo de iniciativa pública para inovação cidadã. O projeto foi apresentado pela consultora Mariel Zasso, que também participou do Laboratório Iberoamericano de Inovação Cidadã (#LabIcMx) promovido pela SEGIB no marco da Cúpula, no qual 100 pessoas de diferentes partes da Iberoamericana colaboraramdurante duas semanas em Veracruz para a criação de projetos de Inovação Cidadã.

O encontro de Veracruz deu continuidade aos espaços iniciados na Cúpula anterior, onde a iniciativa de Inovação Cidadã recebeu o apoio unânime dos 22 chefes de estado com o fim de desenvolver uma agenda que busque transformar a Iberoamerica na região que melhor uso faça da criação de valor da sua cidadania.

Acesse os links para saber mais sobre a Cúpula Iberoamericana http://www.24cumbreiberoamericana.gob.mx/ e o Laboratório de Inovação Cidadã http://www.ciudadania20.org/

 

 


Tags deste artigo: ii encontro iberoamericano de inovação cidadã méxico xxiv cúpula iberoamericana participa.br maratona hacker

1Um comentário

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.