Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Blog
Tela cheia Sugerir um artigo

Sociedade Civil já pode contribuir na elaboração do Orçamento Federal para 2018

8 de Fevereiro de 2017, 21:59 , por Rafael Andrade - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1331 vezes

Sociedade Civil já pode contribuir na elaboração do Orçamento Federal para 2018

 

O processo de formulação do Orçamento Federal para o ano de 2018 já está em sua fase inicial. Várias etapas deverão ser cumpridas até que ele seja levado ao Congresso Nacional para debates, sugestões e aprovação dos parlamentares. Nesse primeiro momento, cumprindo o mandato legal que dispõe o Decreto 8.579, de 26 de novembro de 2015, a Secretaria Nacional de Articulação Social (SNAS) unidade da Secretaria de Governo da Presidência da República (SEGOV) acompanha o processo que propicia à sociedade civil organizada contribuição efetiva à elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), por meio de instrumento de participação que oportuniza a apresentação de propostas ao PL.

A contribuição da sociedade atende ao inciso V do artigo 4° do Decreto n° 8.243, de 23 de maio de 2014. Ele assegura a participação social no ciclo de planejamento e orçamento federal. O período para inclusão de propostas já está aberto e vai até o dia 14 de fevereiro. As propostas podem ser feitas no portal Participa.br.

No ambiente virtual estão disponibilizadas instruções para inclusão das propostas, que em seguida, serão apreciadas e consolidadas para posterior encaminhamento aos órgãos federais responsáveis pela elaboração das fases subsequentes do Orçamento Federal para o exercício de 2018.

Segundo o secretário da SNAS, Henrique Villa, “trata-se de oportunidade concreta para que a sociedade civil em geral e os movimentos sociais em particular contribuam à formulação do processo orçamentário, tornando-o mais participativo e democrático”. Ele destaca a importância da colaboração. “Ela é muito importante para que o Estado Brasileiro possa aperfeiçoar o diálogo com entes da sociedade civil e assim, assegurar maior apoio e relevância à peça orçamentária do Governo Federal”, conclui o secretário.


Fonte: <a href="http://www.participa.br/andraderafa81/blog/sociedade-civil-ja-pode-contribuir-na-elaboracao-do-orcamento-federal-para-2018">Rafael Andrade</a>