Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Na mídia

19 de Janeiro de 2014, 10:53 , por Grazielle Machado - | 1 pessoa seguindo este artigo.
Aqui você encontra o “clipping Participa.br”. As notícias, blogagens ou comentários sobre a plataforma serão arquivadas aqui, portanto caso você encontre algo sobre nós, por favor, nos encaminhe. A sua colaboração é essencial para nós :)

L’idea del Wiki Works

24 de Outubro de 2014, 8:40, por Ana Célia Costa

Co-partecipazione nella raccolta dei data. E’ il tormentone del momento. Da un lato, infatti, gli utenti vogliono avere maggior controllo sulla loro privacy, dall’altro aziende, a volte in modo onesto e trasparente, a volte con qualche sotterfugio, stanno cercando di soddisfare questa necessità. Cosa succede però se per raggruppare una serie di informazioni nell’ambito di ricerche sociali a fare le domande fossero gli stessi intervistati? E’ il concetto che sta alla base di All Our ideas (allouideas.org), un progetto di ricerca che mira a sviluppare un nuovo modo  di mettere insieme dati sociali, combinando metodi quantitativi e qualitativi: dal sondaggio, ai focus group a interviste. 



Ministério da Justiça divulga Plano de Dados Abertos e Espaciais

8 de Setembro de 2014, 12:08, por Ana Célia Costa

O Ministério da Justiça lançou, no dia 21 de agosto, seu Plano de Dados Abertos e Espaciais. O documento, aprovado por meio da Portaria nº 1.378, de 20 de agosto de 2014, consolida diretrizes, metas e objetivos do órgão para a política de dados abertos no biênio 2014-2015, apresentando orientações estratégicas e operacionais para as ações de implementação e promoção de abertura de seus dados, inclusive os geoespacializados.



Mais participação, mais cidadania, mais democracia

3 de Junho de 2014, 7:33, por Ana Célia Costa

Dia 23 de maio, a Presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto 8.243 de 2014, que instituiu a Política Nacional de Participação Social – PNPS, definindo diretrizes para cada uma das instâncias e mecanismos de participação social existentes no Governo Federal. A assinatura aconteceu durante a Arena da Participação Social, encontro que reuniu mais de 2 mil pessoas para discutir agendas prioritárias para as organizações da sociedade civil.



Combate ao tráfico humano é destaque em evento

28 de Maio de 2014, 17:28, por Ana Célia Costa

A 1ª Feira Nacional de Práticas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Experiências de Políticas Migratórias será realizada em São Paulo entre os dias 30 de maio e 1º de junho, durante a 1ª Conferência Nacional sobre Migração e Refúgio (Comigrar).



Dilma assina decreto que cria regras para a atuação de ONGs

28 de Maio de 2014, 17:20, por Ana Célia Costa

A presidente Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira (23) decreto que estalece regras e diretrizes para o funcionamento no país de Organizações Não-Governamentais (ONGs). Conhecida como Marco Regulatório das ONGs, a norma começou a ser elaborada, em 2011, após virem à tona denúncias de corrupção envolvendo contratos entre essas organizações do terceiro setor e ministérios do governo Dilma. À época, a crise política levou à demissão dos ministros do Esporte e do Trabalho.



Dilma diz que governo não faz aeroporto pra Copa

28 de Maio de 2014, 17:18, por Ana Célia Costa

A presidente Dilma Rousseff voltou a falar nesta sexta-feira (23/05) sobre a ampliação dos aeroportos, desta vez rebatendo crítica sobre o atraso nas obras para a Copa do Mundo de futebol, que começa em 20 dias. Segundo ela, independentemente da demora na execução das obras, o importante é que os aeroportos vão atender a população brasileira depois dos jogos do mundial. "Não estamos fazendo aeroporto para a Copa", disse.

Dilma aproveitou o momento para comparar também o aumento no número de passageiros nos terminais brasileiros durante governo do PT com o período do PSDB no Palácio do Planalto, reforçando a estratégia de comparar a gestão petista com a do tucano Fernando Henrique Cardoso. "Tem de fazer aeroporto para um País que tinha 32 milhões de passageiros nos aeroportos, em 2002, e hoje tem 112 milhões de passageiros. É para eles que estamos fazendo aeroporto", declarou. "Eu lembro de uma época que ir para aeroporto era um acontecimento, você botava maquiagem e salto, hoje não, aeroporto é para todos", afirmou.

Participação social
A presidente cobrou mais participação popular para que a reforma política encaminhada ao Congresso Nacional no ano passado, em resposta às manifestações iniciadas em junho, possa avançar. "Não haverá reforma política se não houver nesse processo a participação popular", afirmou, durante a cerimônia de lançamento da Política Nacional de Participação Social.



Dilma: “Celebrar o diálogo e a participação social significa celebrar a democracia”

28 de Maio de 2014, 17:15, por Ana Célia Costa

A presidenta Dilma Rousseff assinou o decreto que institui a Política Nacional de Participação Social e entregou o 5° Prêmio ODM Brasil, que reconhece programas e projetos que contribuem efetivamente para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), nesta sexta-feira (23), em Brasília (DF).  



Dilma defende mais participação social em reforma

28 de Maio de 2014, 17:11, por Ana Célia Costa

A presidente Dilma Rousseff cobrou nesta sexta-feira (23/05) mais participação popular para que a reforma política encaminhada ao Congresso Nacional no ano passado, em resposta às manifestações iniciadas em junho, possa avançar. "Não haverá reforma política se não houver nesse processo a participação popular", afirmou, durante a cerimônia de lançamento da Política Nacional de Participação Social.

A presidente também recebeu o 5º Relatório Nacional de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e participou da entrega do troféus do 5ª edição do Prêmio ODM Brasil.

Ela lançou medidas para melhorar o diálogo da sociedade com o Estado, entre elas: conselhos e ouvidorias para implementar a política nacional de participação social, o portal Participa.br, compromisso nacional pela participação social interlocução com cidades, o marco regulatório da sociedade civil para transparência de políticas públicas e parcerias com ONGs. "Celebrar a democracia significa celebrar as transformações profundas de um País", discursou.

O discurso da presidente foi interrompido por membros do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), que representa servidores das universidades federais em greve. Eles pediram para a presidente assinar o acordo coletivo para aumento de salário e o projeto que destina 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a Educação Pública. "Aqui somos todos democráticos. Vocês têm todo o direito de se manifestar e o restante de ouvir, então vamos negociar", disse Dilma. Em seguida, os manifestantes foram retirados do auditório pela segurança da Presidência.



Arena da Participação Social reúne ‘agentes da mudança’ em Brasília

28 de Maio de 2014, 17:07, por Ana Célia Costa

Nos cantos mais remotos do Brasil, eles constroem uma verdadeira teia, uma rede de sustentabilidade social. Esta é a descrição dada por Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, aos integrantes de centenas de projetos que ajudam o Brasil a avançar nas conquistas dos Objetivos do Milênio. Ele discursou na noite desta quarta-feira (21) na abertura da Arena da Participação Social, evento que reúne representantes da sociedade civil, gestores públicos, especialistas e convidados internacionais. 



#ArenaNETMundial aproxima população do debate sobre internet

30 de Abril de 2014, 8:25, por Ana Célia Costa

A partir desta terça-feira (22), o Centro Cultural São Paulo recebe a #ArenaNETmundial, um “hub” de participação Net Mundial, o Fórum da Internet no Brasil que discutirá gestão da rede, que vai propor uma carta de princípios para permitir que pessoas do mundo inteiro se comuniquem em uma única rede sem barreiras.