Ir para o conteúdo
ou

PNRH

Plano Nacional de Recursos Hídricos

Tela cheia Sugerir um artigo
 Feed RSS

Resultados da Revisão do Plano Nacional de Recursos Hídricos para 2016-2020

26 de Julho de 2016, 11:04 , por Plano Nacional de Recursos Hídricos - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by)

 

 



O Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH) é o documento orientador da implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos e da atuação dos entes do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos hídricos (SINGREH) nas suas três escalas de gestão: nacional, estadual e das bacias hidrográficas.

A revisão em curso orientará as ações para o último ciclo de implementação do PNRH, no período 2016-2020. Esse período será dedicado também à concepção e construção do novo PNRH, que passará a vigorar a partir de 2021.

Esta revisão do PNRH está focada na atualização das diretrizes e ações prioritárias para 2016-2020, as quais deverão gerar compromissos de órgãos do Governo Federal, dos Órgãos Gestores Estaduais de Recursos Hídricos, usuários de água e sociedade civil, no âmbito do Conselho Nacional de Recursos Hídricos.

Resultados Preliminares da Consulta Pública sobre as Prioridades do PNRH para 2016-2020.

A consulta pública para revisão do PNRH teve como objetivo ampliar a participação da sociedade com relação à definição das Prioridades para 2016-2020 e foi realizada por meio de questionário disponibilizado no site www.participa.br/recursoshidricos, no período de 1º de fevereiro a 1º de maio de 2016. Também foram distribuídos questionários impressos durante alguns eventos técnicos da área de recursos hídricos, realizados no segundo semestre de 2015.
 

A estratégia de divulgação e mobilização para resposta ao questionário envolveu além da comunicação oficial, a hospedagem da consulta em outros sites, a mobilização via facebook e twiter do MMA e da ANA, matérias jornalísticas e outros mecanismos. Aqui, cabe um agradecimento especial às Assessorias de Comunicação do MMA e da ANA e à equipe da plataforma digital Participa.br, da Presidência da República, pela cooperação no alcance dos resultados. Abaixo apresentamos os principais números da consulta pública.

1.485 respostas recebidas
Sendo 303 respostas ao questionário verde (SINGREH) e 1.182 respostas ao questionário azul (SOCIEDADE)
Dos respondentes da sociedade, 602 são jovens, com 29 anos ou menos
Pessoas de todos os 26 Estados e o DF responderam aos questionários
Abrangendo, ao todo, 408 Municípios em torno de 2.400 propostas ou recomendações sobre as prioridades do PNRH foram encaminhadas.

Clique aqui para visualizar o relatório completo.

 

Resultados da Revisão do PNRH para 2016-2020.

Após a tabulação dos resultados das consultas públicas, foi realizado um seminário com os entes do SINGREH para a sugestão de diretrizes, ações e metas para o próximo período.

Concluído o seminário, Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos e do Conselho Nacional de Recursos Hídricos fez a análise e consolidação das propostas e encaminhou os documentos ao Plenário do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. 

Em 07 de dezembro de 2016, o CNRH aprovou a Resolução nº 181, que estabeleceu as prioridades, ações e metas do Plano Nacional de Recursos Hídricos para o período 2016-2020.

Clique aqui para visualizar a Resolução CNRH nº 181/2016.


(sem posts)

Categorias

Governo e Política, Águas

Participe e faça a sua contribuição Cadastre-se aqui