Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia
 Feed RSS

Blog

21 de Novembro de 2013, 16:56 , por Desconhecido -

PIS 2016: Cartilha com resumo de informações

11 de Janeiro de 2016, 0:00, por Regina Santos - 1Um comentário

A cartilha oficial com o resumo de todas as informações que você deve saber do PIS 2016. A consulta das informações sobre o PIS 2016 pode ser feita nas agências da Caixa Econômica Federal, pelo número de telefone da Caixa informado abaixo, ou pelo site do banco, que oferece informações atualizadas sobre a consulta do seu benefício, as datas de saque, estipuladas pelo calendário do PIS e outras informações essenciais sobre outros benefícios sociais.

Quem tem direito a receber ao Abono Salarial?

  • Trabalhador cadastrado no PIS até 2010, ou seja, que tenha 5 anos de trabalho com carteira assinada.
  • Quem trabalhou por no mínimo 180 dias em 2014 com carteira assinada, seguindo a nova regra estabelecida para o PIS 2016. Pela regra anterior, o funcionário precisava trabalhar apenas 30 dias para ter direito ao benefício, mas essa regra mudou no final de 2014 como uma forma de cortar gastos da união e economizar recursos do Estado;
  • Quem recebeu em média até dois salários mínimos mensais no período trabalhado em 2014
  • Quem foi informado corretamente pela empresa no RAIS 2014.

Quem tem direito aos rendimentos do PIS 2016?

Trabalhador cadastrado no PIS até 04/10/1988 e que ainda não sacou o saldo da conta do PIS/PASEP. Os rendimentos são os valores de correção monetária do PIS entre 1988 até hoje. Pela regra atual do PIS, os cidadãos que não sacarem o benefício até o recebimento do próximo PIS perdem o valor não sacado, mas os valores de trabalhadores que tinham até 1988 não caducam por se tratar de uma regra anterior do rendimento.

Como receber o PIS 2016

Confira a seguir as principais formas de receber o seu benefício do PIS 2016.

  • Crédito em conta da Caixa: confira o extrato a partir de julho de 2016;
  • Empresa conveniada com a CAIXA: confira seu contracheque de julho ou agosto de 2016;
  • Com o cartão cidadão e senha nos terminais de atendimento, lotéricas, CAIXA Aqui ou agências da Caixa. Pelo cartão do cidadão, você pode consultar também outros benefícios de cidadão, como o saldo de seu bolsa família, extrato do FGTS, datas e pagamento do seguro desemprego, e muito mais.

Como consultar o PIS?

No site www.caixa.gov.br/PIS ou no tele atendimento Caixa ao cidadão no número: 0800 726 0207 opção 1



A necessidade dos advogados com o virtual

9 de Setembro de 2015, 0:00, por Regina Santos

O mundo vem evoluindo e todas as áreas de atuação sentem mais necessidade de se inserir no mundo virtual, de modo que possam sempre se atualizar por modos mais práticos, eficientes e até mesmo econômicos de conseguirem realizar o seu serviço. Isso é uma verdade para praticamente todas as profissões, desde o técnico que trabalha diretamente com a área de informática até os profissionais de áreas específicas, como os advogados

Grande parte dos profissionais já está inserida nesse meio, mas algumas áreas ainda possuem certa relutância sobre como utilizarem todas as ferramentas possíveis presentes em um computador e como se inserirem no mundo virtual.

Uma área profissional que vem se infiltrando recentemente e aos poucos em todos os meios de comunicação virtuais e também tentando aprender sempre mais sobre como funciona as diversas ferramentas e possibilidade de um computador são os advogados. Uma prova disso é que muitos dos recursos do direito hoje podem ser conferidos em primeira mão pelo ambiente virtual, desde a consulta de andamento de processos, até informações de advogados através do portal da Ordem dos Advogados do Brasil, no qual o cliente pode conferir informações completas sobre profissionais do direito, por isso é importante ficar atento.

Os advogados normalmente são treinados por profissionais que não estão acostumados com esses meios, além do fato de que devido ao fato de direito ser uma das profissões mais antigas do mundo, acaba existindo essa relutância em se envolver com novas tecnologias devido ao fato de dar dão certo do modo tradicional.

Mas o mundo está mudando rapidamente e o fato de os advogados terem que estar presentes em computadores e também na Web começa a ser refletido com o fato de que algumas ações consideradas por alguns incorretas, não existem leis específicas que sejam capazes de falar qual as melhores ações jurídicas a serem tomadas.

Geralmente acaba-se decidindo qual a melhor solução baseando-se por causos que não tenham ocorrido no mundo virtual ou até mesmo utilizando casos parecidos para melhor compreensão para os advogados.

Em breve, provavelmente existirão leis e mais pessoas especializadas em crimes virtuais, para que assim eles possam ser solucionados com mais facilidades e também pelo fato de os advogados conseguirem se atualizar e seguirem a evolução tecnológica que estamos tendo atualmente no mundo e acontece muito rapidamente e por isso precisa que os advogados se infiltrem logo no meio virtual, para que não fiquem muito para trás.



Mudanças do calendário PIS 2016

31 de Agosto de 2015, 0:00, por Regina Santos

Em meio às incertezas da economia brasileira, muitos trabalhadores estão preocupados com o futuro de seus benefícios sociais: será que o pagamento de direitos essenciais do cidadão como o Abono Salarial 2016, FGTS e outros benefícios não poderia estar comprometido em meio à crise que vivemos? Em 2015, já tivemos alguns cortes em benefícios da educação, e uma mudança que esticou as datas de pagamentos dos abonos salariais. O que seria do futuro dos benefícios sociais? Confira a seguir.

Redução de benefícios em 2015

Em 2015, já houve cortes em alguns benefícios das “bordas” do orçamento do Governo. Os exemplos mais notórios dos cortes foram do financiamento estudantil, em que mais de 200 mil estudantes não puderam fazer o aditamento de seus contratos de financiamento, mesmo com o Governo garantindo o contrário. Houve até campanha paga na TV aberta, prometendo a renovação de todos os contratos até o dia 31 de abril, mas no final isso se mostrou somente mais uma promessa vazia.

Outro benefício que vai ser cortado drasticamente, senão suspenso, é o Minha Casa Minha Vida. O programa de financiamento da casa própria é uma das bandeiras do Governo, que ajudou a reduzir o déficit da habitação, embora tenha acentuado certas desigualdades sociais, mas o previsto é que o programa, daqui para a frente, somente mantenha os contratos em aberto, e cobre os financiamentos de quem já construiu a sua casa. Nesse caso, quem aproveitou a oportunidade, se beneficiou, mas quem, por um motivo ou outro, não tinha usufruído do Programa, não vai mais aproveitar ele.

Os exemplos citados acima de programas Sociais de financiamento, não sendo realmente benefícios para trabalhadores ou cidadãos, simplesmente porque o dinheiro será cobrado, e com juros, algum tempo depois. Há casos, porém, de benefícios que correm risco de ser cortados, mesmo sendo garantidos por lei. Em 2015, observamos o estiramento do calendário do PIS até 2016, algo que nunca tinha ocorrido, mas se parte do orçamento do programa foi jogada para o ano seguinte, como o Governo vai pagar o PIS 2016 é algo que está deixando muita gente com sérias dúvidas se o Governo Federal terá realmente a capacidade de honrar seus compromissos e pagar os benefícios aos trabalhadores, mesmo estes sendo garantidos por lei.

Como será o Pagamento do PIS em 2016

O orçamento de 2016 do Governo Federal permanece aberto, e há muita incerteza sobre os rumos que o Governo pode tomar para combater a crise que se abateu sobre o país. Por isso, até então, só há definição dos pagamentos do calendário do PIS até Junho, que são as datas de pagamento do PIS do ano anterior ainda, pois após Julho, é muito pouco provável que o Governo volta a pagar o benefício em 6 meses como fazia antes. É provável que o calendário do PIS 2016 se estique ainda mais para dentro do ano seguinte, e se torne de fato um benefício pago mensalmente, para os trabalhadores brasileiros.



Programa Ciência Sem Fronteiras deve passar por cortes

24 de Agosto de 2015, 0:00, por Regina Santos

Muito se tem especulado sobre como a situação econômica desfavorável afetará a Educação nos próximos anos, e o próximo alvo dos cortes propostos pelo Governo parece ser o programa Ciência sem Fronteiras. Depois dos cortes no FIES no início do ano, o Governo Federal anunciou a intenção de realizar grandes cortes no programa Ciência sem Fronteiras no próximo ano. O programa é responsável pela distribuição de bolsas de estudo no exterior para estudantes do ensino superior.

Cortes para o orçamento do Governo

Essa medida, de propor cortes no programa Ciência sem Fronteiras é uma maneira de realizar parte dos cortes orçamentários que o Governo Federal precisa para colocar as suas contas em dia. Nisso, o Estado segue com a onda de corte em benefícios sociais e educacionais, como o corte de centenas de milhares de vagas do FIES, atraso no pagamento do décimo terceiro de aposentados e pensionistas, além da mudança no calendário de pagamentos do PIS e do PASEP – ou seja, do abono salarial do trabalhador Brasileiro.

Além do CSF, outro alvo do Governo Federal que deve sofrer cortes severos até o próximo ano é o PRONATEC. Esse programa tem a finalidade de fomentar o ensino técnico levando mais capacitação aos estudantes de Escolas Técnicas, através de bolsas de estudo e ajuda de custo aos estudantes, mas antes mesmo de muitas das escolas de ensino profissionalizante prometidas pelo Governo ficarem prontas, os cortes chegarão e comprometerão seriamente a escala e o impacto do programa no futuro.

Com isso corre-se o risco sério de que tanto o Ciência sem Fronteiras quanto o PRONATEC virem apenas siglas de Governo, mas que não ofereçam mais um número de vagas representativo para o fomento real da educação no País nos próximos anos.

É importante lembrara que ainda não foram anunciados cortes em programas assistenciais do Brasil. Iniciativas como o Bolsa Família em 2016 parecem estar ainda fora da lista de cortes do Governo pois são iniciativas importantes para o crescimento da Renda do Trabalhador Brasileiro e fomento do crescimento social da nação. Essa e outras iniciativas da união tem impacto relativamente baixo no orçamento da união frente ao benefício geral que causam na sociedade brasileira, através da circulação e geração de renda nas comunidades mais pobres brasileiras.

Controle de gastos urgente

Apesar de o corte nos investimentos do programa serem vistos com maus olhos por muitas pessoas, um olhar mais crítico revela a necessidade urgente de um controle mais rígido de gastos do programa. Desde que foi criado, mais de R$ 6 bilhões de reais foram investidos com a educação no exterior através de bolsas do Ciência sem Fronteiras. Desse valor, apenas 106 milhões foram gastos em 2011, ano que o programa entrou em vigor, e R$ 3 bilhões foram gastos apenas em 2014, o que revela uma escalada extraordinária nos gastos do Governo com o Programa. É necessário que haja um limite claro nos planos do Governo para o crescimento do programa nos próximos anos;



Como atualizar boletos Online

19 de Agosto de 2015, 0:00, por Regina Santos

Uma dúvida que muita gente tem é o que fazer quando um boleto de pagamento de alguma conta ou fatura vence. Alguns bancos não permitem pagar boletos atrasados, o que deixa várias pessoas confusas sobre como proceder em uma situação dessas, afinal o não pagamento de contas pode ter consequências sérias para o cliente, como deixar seu nome sujo na praça, ou até o cancelamento da compra que ele desejava realizada, mas recentemente descobri que não esse problema não existe mais, afinal a maioria dos bancos permite a emissão de Segunda via de boleto online.

A segunda via de boletos é um serviço oferecido pela maioria dos bancos do país, e quase sempre pode ser feita pela própria internet, através dos sites dos bancos. Basicamente, cada banco possui em seu site uma área segura onde o cliente pode fazer o login e solicitar a renovação do boleto. Muitos permitem a remissão de boleto sem nem sequer precisar fazer o login: basta você digitar as informações do boleto, e ele vai gerar um boleto novo automaticamente caso seja possível.

Porque atualizar boletos?

Algumas vezes, quando um boleto fica sem pagar e seu prazo estoura, não é possível mais pagar o boleto por causa de uma instrução “não pagar após vencimento”. Isso ocorre, porque os bancos cobram uma taxa de juros sobre o valor do boleto referente a quantidade de dias que o boleto ficou atrasado. Aí, quando você for pagar o boleto, precisa corrigir esses juros do tempo que o boleto ficou atrasado, assim, após a emissão da segunda ia, é possível pagar novamente o boleto.

 Você pode encontrar serviço de emissão de boletos em quase qualquer banco desde a reemissão de boletos Sicredi e outros bancos pequenos até a 2ª via de boleto Bradesco e outros bancos de relevância nacional.

Muitas opções de atualizar boleto

Você tem que tomar cuidado para nunca deixar de pagar uma conta, ou será necessário emitir uma segunda via do seu boleto. Mas se você deixar o seu boleto sem pagar, não entre em pânico: a emissão de uma segunda via pode ser feita com apenas alguns cliques no portal do banco informado no cabeçalho do banco, e você poderá pagar novamente o boleto.

O pagamento de 2ª via pode ser feito sem maiores complicações tanto em agências bancárias, quanto pelo atendimento online do seu banco, mas atenção, você precisa prestar atenção na data do boleto gerado para não deixar ele expirar novamente, afinal os boletos renovados podem ter datas de pagamento muito próximas da remissão, algumas vezes tendo que fazê-las no próprio dia da remissão do boleto gerado.



Profissionais do bolsa família serão capacitados

16 de Agosto de 2015, 0:00, por Regina Santos

Nesta semana, entre os dias 22 e 24 de abril, o Ministério da Saúde abrirá inscrições para a primeira turma do Curso  do curos do  software do Bolsa Família, que será feito em EAD. Esse curso será oferecido a todos os proficionais municipais e estaduais para todo tipo da ações de monitoramento social das familias que o programa beneficia.

O Brasil Carinhoso, uma ação ligada ao bolsa família, sendo uma parceria com o Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle de várias doenças graves também será oferecido aos membros de mais baixa renda da sociedade. O Curso também abordará alguns conteúdos sobre o aceso de qualidade primária do Bolsa Família, além do contrato de ação pública. Em 2016 13 classes estão disponíveis durante todo o ano e a primeira classe terá o número máximo de 500 participantes que poderão participar.

Entre os temas serão abordados na capacitação e as novas funcionalidades do sistema de gestão do PBF na área da saúde, como endereços atualizados de destinatários, monitoramento das famílias com a área de informação, micro e área médico, vínculo familiar com instalações de saúde e seu território oferece todas as mulheres ao longo de sete anos, para efeitos de concessão das vantagens variáveis ​​de gravidez (BVG) e ao público monitorização obrigatória e não para identificar composição, necessariamente, a mulher grávida

Sobre o Bolsa Família 2016

O Bolsa família é um programa de distribuição de renda que favorece milhões de brasileiros e os ajuda a superar a pobreza no país. O programa é totalmente transparente, sendo possível consultar Bolsa Família de qualquer estado município e mesmo por beneficiário para averiguar possíveis irregularidades no programa.

O estado permite capacitação para esses funcionários como uma forma de favorecer o crescimento do Programa no país.

Para participar da capacitação

O calendário previsto para o primeiro semestre de 2016 está dividido da seguinte forma:

  • Abril: 1ª Turma: 22 a 26
  • Maio: 2ª Turma: 06 a 10 e 3ª Turma: 20 a 24
  • Junho: 4ª Turma: 03 a 07 e 5ª Turma: 24 a 28

A Operação Braços Abertos, da prefeitura de São Paulo, pode se transformar num dos principais instrumentos da guerra política em 2014, quando o ministro Alexandre Padilha e o governador Geraldo Alckmin devem se enfrentar pelo Palácio dos Bandeirantes.

Reportagem deste sábado da Folha de S. Paulo compra a tese de que o programa, na prática, é apenas uma "Bolsa-Crack". O preço da pedra de crack chegou a dobrar já no primeiro dia de pagamento dos 302 usuários da cracolândia que trabalham no programa Braços Abertos, da prefeitura. A pedra, que custava R$ 10, sofreu variação de preço na tarde de ontem e chegou a custar até R$ 20, segundo relatos de usuários à Folha no fluxo.



Prova do Detran: Dicas de Simulados

19 de Maio de 2015, 0:00, por Regina Santos

Toda pessoa sonha em ter um carro, mas para poder dirigi-lo é necessário ter permissão, essa permissão se chama carteira de habilitação. Quando você quer tirar sua CNH (carteira nacional de habilitação) é necessário ir até uma CFC (Centro de Formação de Condutores), mais conhecido como auto-escola. Lá você terá algumas aulas sobre Legislação, Primeiros socorros, Direção Defensiva e Mecânica, que normalmente são dez dias de curso preparatórios para a prova do DETRAN. O DETRAN (departamento de trânsito) produz as provas sobre as normas de trânsito (prova teórica) para que você possa iniciar as aulas práticas de direção. O aluno só poderá iniciar as aulas práticas se passar nessa prova, se for reprovado ele terá que fazer a prova novamente.

O principal objetivo do cursinho é preparar e conscientizar as pessoas sobre o trânsito, afinal é enorme o número de acidentes aqui no Brasil, muitas pessoas morrem proveniente de motoristas imprudentes. Para realizar o simulado online da prova basta acessar o site do DETRAN, informando o nome, e-mail, cidade e estado e clicarem iniciar. Ao todo serão 30 questões com tempo máximo de duração de 40 minutos. Ao terminar você pode escolher se quer ver o resultado logo no site, ou em seu e-mail. O Simulado do DETRAN é uma forma para você estudar e se preparar para a prova final, que também constitui em 30 questões.

O teste é totalmente gratuito, você pode realizar quantas vezes desejar. Caso você seja aprovado, dirija-se até a auto-escola e marque as aulas práticas. Lembre-se que para dirigir nas ruas é necessário estar sempre com a sua LADV (Licença para Aprendizagem de Direção Veicular) que é entregue pela auto-escola.

Importante:

  • Não se esqueça de colocar o sinto de segurança.
  • Verifique se os retrovisores estão posicionados adequadamente.
  • Não se esqueça das setas.
  • Dirija sempre atentamente e com pouca velocidade.
  • Em caso de neblina, use os faróis baixos.
  • Não dirija sob efeito de álcool, seja consciente.
  • Siga as leis de trânsito.

Saiba mais sobre os simulados para a prova do detran em www.SimuladoDetranSP.net e confira as principais dicas para você que está se preparando para a prova, acesse e confira.



Dicas para combater a Dengue

2 de Maio de 2015, 0:00, por Regina Santos - 0sem comentários ainda

O número de pessoas infectadas pelo vírus da dengue vem aumentando gradativamente, principalmente no estado do Rio de Janeiro.

Para que isso seja extinto, todos nós devemos colaborar, além de nos prevenir contra o mosquito da dengue que só pica de dia.

Um inseticida natural contra o mosquito da dengue está sendo fabricado, e se a ciência permitir, logo estará a venda, principalmente nas regiões mais afetadas pelo mosquito.

Confira algumas dicas para o combate a dengue, em sua cidade ou região.

Para combater a dengue, você deve fazer a sua parte, e lembrar o próximo (seu vizinho, parente ou amigo) para fazer o mesmo.

Nunca deixar água parada em nenhum recipiente que o mosquito da dengue pode ter acesso para acomodar seus ovos.

Como o ser humano consegue perder a guerra para um inseto?

Com a preocupação de lançar novas e novas tecnologias, por que não para e se preocupar mais com o bem estar de cada um e com as doenças que ameaçam a vida na Terra.

Existem algumas ideologias que não são fáceis de se entender.

Para combater o mosquito da dengue todos devemos fazer a nossa parte, pelo menos, conscientizar os seus vizinhos, as pessoas da sua rua, bairro ou até mesmo da sua cidade.

Cientsitas já estão desenvolvendo uma vacina contra dengue, para tornar imune por que a toma, a vacina e composta de 3 doses que devem ser tomadas no periodo de 6 meses. A vacina deve ser liberada ainda esse ano, no momento a mesma ainda está sendo testada em diversas regiões do mundo onde o caso e foco do mosquito da dengue e maior, as pessoas que tomaram a vacina não apresentaram sinais ou sintomas da doença, mostrando assim a eficacia do medicamento desenvolvido nessa parceria entre os brasileiros e autralianos que justamente conseguiram desenvolver a vacina que possibilita criar anti-corpos contra esses vírus.

Existem outros grupos de estudos que desenvolveram soluções parecidas, e também estão em fase de testes, quase comercializando a vacina no mercado farmaceutico.



Dengue tipo 4

15 de Abril de 2015, 0:00, por Regina Santos

Dengue tipo 4 É só começarem as temporadas de chuvas para que a mídia comece a alertar as pessoas sobre a dengue, que é causada pela picada do Mosquito Aedes Aegypti. Esse ano o perigo teoricamente aumentou, ou pelo menos mudou, voltou a aparecer um novo tipo de dengue que não aparecia há muitos anos, é a dengue tipo 4.

A dengue tipo 4 é diferente das outras, porque os tipos 1,2 e 3 quando você pega se torna imune a eles, e o tipo 4 não, ou seja você pode contrair o vírus uma ou mais vezes.

Ou seja, se você pegou uns do três tipos não irá pegar novamente o mesmo, mas se pegou o tipo 4 poderá pegá-lo novamente.
 
Os lugares em que a doença reaparecem com mais frequencia são a região Amazoniza e o estado de Roraima e desde a descoberta que esse tipo de dengue ainda existe ele já se espalhou por todo o país, e o perigo maior é que pode chegar a ser uma Dengue hemorrágica. Os principais sintomas são: dores da cabeça e no corpo, articulações e também dores da região dos olhos, além de febre, vômito, diarreia e muitos outros sintomas. A transmissão ocorre do mesmo jeito que as outras, através da picada do mosquito que estiver infectado. E se vocês estiver com os sintomas lembre-se de não tomar nenhum remédio até ir ao médico, para que ele possa lhe indicar o melhor tratamento. Se descoberta de forma rápida a dengue pode ser curada logo, então fique atento e não tome os remédios. A dengue tipo 4 deve ser encarada da mesma forma que as outras e a recuperação se for descoberta logo pode ser em uma semana. Lembre-se de não deixar água parada, pois são nesses locais que o mosquito gosta de ficar. Saúde é coisa séria e nesse caso é necessário a ajuda e colaboração de todos os cidadãos. Faça a sua parte no combate a dengue!

Não esqueça que ao persistirem os sintomas seu médico deve ser imediatamente consultado para lhe fazer um melhro diagnostico, e qual o melhor tratamento, a auto-medicação nunca e uma opção viavél, e cuidado para não confundir os sintomas da doençã com os de uma simples gripe, que apesar de muito semelhantes alguns sintomas senão tratados corretamente pode levar o paciente a morte, então não exite em procurar seu médico ou o post de saúde mais próximo, na maioria dos casos repousa e o consumo de liquidos e o tratamente que será aplicado não tenha medo.