Ir para o conteúdo
ou

Últimas do Participa

Este perfil não tem posição geográfica registrada.

SOFTWARE LIVRE

    

Conheça também

Política Nacional de Participação Social

Compromisso Nacional pela Participação Social

Conferências Nacionais

Conselhos Nacionais

Estatísticas para Soberania Digital

  • 82 usuários
  • 27 tags
  • 15 comentários

Participe a faça a sua contribuição Cadastre-se aqui
 Voltar a Oficina de S...
Tela cheia

Resultado final da reunião - Encaminhamentos

5 de Dezembro de 2013, 20:18 , por Ronald Emerson Scherolt da Costa - 1Um comentário | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 186 vezes

Resumo dos trabalhos da Oficina sobre o estado da arte do Software Livre no Brasil:

Fizemos em conjunto um levantamento inicial de requisitos que devem ser levados em conta na construção do termo de referência para a construção do Mapa do Software Livre no Brasil.

É importante mencionar que um objetivo adicional a este esforço, é o de produzir informações sistemáticas sobre o tema, junto aos órgãos de controle e acompanhamento, para que possamos realizar análises regulares (anuais, semestrais ou mesmo mensais) sobre o tema, sem que seja necessário um esforço de construção de um novo Mapa a cada circunstância. Os trabalhos e as análises realizados irão permitir a identificação destes indicadores.

Como o tempo seria insuficiente para um levantamento completo, combinamos de utilizar uma ferramenta colaborativa para que todos os presentes (e os convidados ausentes) possam complementar a proposta, até o final da semana (até sexta-feira, dia 07/12). O endereço desta ferramenta está no texto em itálico.

Ao longo deste levantamento preliminar, percebemos a complexidade do Mapa e decidimos por realizá-lo em três etapas sucessivas de pesquisas, a serem realizadas com os insumos das etapas antecedentes.

A primeira etapa será iniciada com a reedição de um levantamento já realizado pelo SERPRO, através do CISL (Comitê de Implementação de Software Livre no Governo Federal). 

Antes da reedição, este levantamento será revisado com o apoio do CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos), para adaptação aos requisitos. 

Após a revisão, o instrumento será aplicado, mediante convite do MCTI, nas esferas legislativa e judiciária do Governo Federal.

De modo análogo será feito e aplicado um instrumento específico (com base nestes requisitos) nas empresas do segmento de TIC, nesta primeira fase.

Para definição do conjunto de empresas, a ASL.Org auxiliará na interlocução com federação, sindicatos e associações empresarias da área de TIC.

Completando a primeira fase, um último instrumento verificará a realidade do ensino de softwares livres nas instituições de ensino superior do país, bem como a existência e qualificação de certificações.

A segunda fase deverá envolver as esferas executiva, legislativa e judiciária dos Estados da Federação, bem como todas as empresas de envergadura nacional e grande porte.

A terceira fase concluirá o Mapa do Software Livre no Brasil, verificando a realidade das PME's, dos municípios, dos cursos técnicos e dos profissionais que atuam na área de TIC, em todo o território brasileiro.

Cronograma:

Primeira fase: conclusão em abril de 2014.
Ação complementar: Audiência Pública promovida pela SEPIN/MCTI, durante o Fórum Internacional Software Livre, para análise dos resultados da primeira fase e esboço inicial de políticas públicas para o tema.

Segunda fase: conclusão em agosto de 2014.
Ação complementar: Audiência Pública promovida pela SEPIN/MCTI, durante o Latinoware, para análise dos resultados da segunda fase, continuação das formulações de políticas públicas e início da construção de estratégias para o tema.

Terceira fase: conclusão em dezembro de 2014.
Ação complementar: Audiência Pública promovida pela SEPIN/MCTI, durante o ? Congresso do Software Público Brasieliro, para análise dos resultados da terceira fase, formatação final das formulações de políticas públicas e qualificação do Plano TI Maior através da consolidação e inclusão de estratégias para o tema.

 

Lista de participantes:

 

As informações da reunião foram consolidadas em um PAD:

 http://okfnpad.org/p/CGEESoftwareLivreNoBrasil

 

Arquivos da Reunião

Convite_Evento_Software_Livre.pdf

Pauta_oficina.pdf


Tags deste artigo: cisl arranjo produtivo asl mcti software livre governo federal sl linux desktops participação social no código serpro gnu/linux secretaria geral da presidência

0sem comentários ainda

Enviar um comentário

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.