Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a páginas
Tela cheia

Mapa das OSCs

19 de Dezembro de 2014, 0:00 , por Mariel Zasso - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 2643 vezes

O Mapa das Organizações da Sociedade Civil é uma plataforma georreferenciada que apresenta dados relativos às organizações da sociedade civil (OSC) no Brasil, a partir de bases de dados do Governo Federal. Fruto de uma pesquisa realizada pela Secretaria Geral da Presidência da República com a Fundação Getúlio Vargas sobre “Organizações da Sociedade Civil e suas Parcerias com o Governo Federal”, tem como objetivo fortalecer as relações de parceria e gerar mais conhecimentos sobre o universo das organizações da sociedade civil no Brasil, apresentando os dados da pesquisa de forma gráfica e acessível ao público em geral.

 

A partir da versão beta inicial do Mapa desenvolvida pela FGv, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) assumi a responsabilidade pelo desenvolvimento e gestão do Mapa. De maneira complementar o IPEA estimula e realiza estudos sobre a atuação das OSCs e suas relações de parceria nas diferentes esferas da federação, com indicadores quantitativos e qualitativos do campo.

O resultado do georreferenciamento das bases de dados apresenta um desafio e uma oportunidade: por uma lado o desafio é manter atualizados os bancos de dados, produzindo rotinas de alimentação automáticas ou periódicas e ampliando o acervo dos dados; por outro, a oportunidade é a de incluir novas bases, diversificando e detalhando informações referentes ao universo das OSCs para que de fato essa seja uma ferramenta de valorização das organizações.

A pesquisa utilizou dados de diversos ministérios, agregando conhecimentos sobre vínculos (empregatícios) das OSCs, acesso a fundos e recursos públicos federais, participação em conselhos nacionais de políticas públicas, entre outros: Ministério do Trabalho (Rais), Ministério da Justiça (CNES/Oscip e UPFs), Ministério da Educação (Cebas), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (Censo Suas/Base Cebas), Ministério da Saúde (Cebas), Ministério do Meio Ambiente (CNEA), Ministério da Cultura (SalicWeb), Ministério das Cidades (MCMV-E), Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), Ministério do Orçamento e Planejamento (Siconv) e Secretaria Geral da Presidência da República (Conselhos Nacionais).

Entre seus principais achados, a pesquisa revela que cerca de 45 mil organizações da sociedade civil ou 15% do universo de organizações existentes no país têm relação com o governo federal, seja por meio de certificados e títulos, repasse de recursos públicos ou participação em conselhos nacionais.

A continuidade do levantamento de bases e registros sobre as relações das OSCs com o governo federal e a discussão de novas funcionalidades está em andamento, utilizando esforços conjuntos do IPEA e da Secretaria de Governo. Esse repositório virtual contribui para a transparência ativa proposta pela Lei de Acesso à Informação (LAI) e pelo compromisso do governo brasileiro pela publicidade e transparência de dados abertos.

Novas funcionalidades estão sendo desenvolvidas e testadas, para fazer do Mapa uma ferramenta de fácil acesso e uso, bem como dinâmica e intuitiva.

Acesse o Mapa das Organizações da Sociedade Civil em mapaosc.ipea.gov.br.